sexta-feira, 23 de novembro de 2012
PROJETO VALORES
Os alunos do 5º ano da Professora Luciana apresentaram a peça de teatro: Menina Bonita do Laço de Fita no "Momento Cívico" da escola, encantando a todos os presentes.
Menina Bonita do Laço de Fita
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...
[de Ana Maria Machado, livro.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Teatro - OS PRÍNCIPES DESENCANTADOS
Narrador: OS PRÍNCIPES DESENCANTADOS (Adaptação do texto de Flávio de
Souza) 5° ano Professora Piri.
Era uma
vez um reino, onde existiam jovens valentes, dispostos a tudo para tirar do
sono de cem anos as princesas adormecidas. Eles eram inteligentes e ágeis na
execução de suas ideias.
Os
príncipes atravessaram matas e correram muitos perigos, lutando com suas
espadas e cortando a densa vegetação que cerca o palácio.
Príncipes: - Ah, finalmente chegamos ao
lugar tão desejado!
- Foram tantas batalhas, tantos
perigos.
-
Mas finalmente, vamos poder beijar a mais doce de todas as criaturas.
- Ela despertará feliz e sorridente!
-
Nos casaremos.
- E seremos felizes para sempre.
Narrador: Os príncipes olham ao redor,
procurando onde deixar os cavalos, mas quando iam amarrá-los à uma árvore
deparam-se com uma placa e a leem .
Príncipes: - “Estacione aqui seu cavalo.
Trinta reais a hora”. (TODOS OS PRINCIPES)
- Que absurdo!
- Isso é uma exploração!
- Vou reclamar com o autor da história!
Narrador: Finalmente eles chegam ao
quarto das princesas.
Príncipes: - Meu Deus, que horror! São
elas que roncam assim?
- Isso meu avô não me contou!
- Bem, agora, que eu já chegamos aqui, não
podemos recuar!
- Cuidaremos
do ronco mais tarde!
- Oh, sois tão belas, tão meigas, tão doces.
- E
dormem tão serenamente! Parecem uns anjos!
Narrador: Os príncipes ficaram encantados
aproximam do rosto e beija – as delicadamente. As princesas se mexem, se
espreguiçam e acordam. Deparam com seu amado príncipe.
Princesas: - Muito obrigada meu querido
príncipe (TODAS AS PRINCESAS)
- Você por acaso é solteiro? ( todas)
Príncipe: - Sim, querida princesa! (todos)
Princesa: - Então vamos nos
casar!
-
Você nos beijou...
- Afinal não fica bem, não é mesmo?
Príncipe: - É querida princesa. (TODOS)
Princesa: - Vocês têm castelos, é claro.
GIOVANNA
Príncipe: - Tenho princesa. (TODOS)
Princesas: - E quantos quartos tem seu
castelo, posso saber?
Príncipe: - Trinta e seis
(TODOS)
Princesas: - Só? Pequeno hein?
- Mas não faz mal, depois a gente faz umas
reformas...
-
Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar...
- Umas quarenta?
- E quarenta eu acho que está bom...
Príncipes: - Tantas assim?(TODOS)
Princesas: - Ora meu caro, você não acha que
eu vá gastar as minhas unhas varrendo. Lavando, passando, é?(TODAS)
Príncipes: - Mas quarenta amas? (TODOS)
Princesas: - Ah, eu não quero nem saber.
- Eu não
pedi pra ninguém vir aqui nos acordar.
- E já
vou avisando que eu quero roupas novas, pois as minhas estão fora de moda,
afinal já se passaram cem anos.
- Quero
um astrólogo para fazer meu mapa astral.
- E quero
uma limusine com motorista.
- Quero
joias, pedras preciosas...
Narrador: Os príncipes vão ficando
indignados, estarrecidos com tantos pedidos... Enquanto elas falam, eles
explodem...
Príncipes: - Mas nós não somos reis...
Somos apenas príncipes... (TODOS)
Princesas: - NÃO me venham com desculpas
esfarrapadas. RAYANE
- NÓS ESTÁVAMOS DORMINDO, VOCÊ VEIO NOS BEIJOU
e agora vai querer que SEJAMOS como gatas borralheiras?
- NÃO
QUEREMOS, NÃO E NÃO.
- Outra
vez não.
- E mais
uma vez não...
Narrador: Os príncipes se aproximam,
fingindo calma e chama a princesa. Ela vira e dá-lhe outro beijo. As princesas
caíram no sono novamente. Os príncipes deram pulos de alegria.
Príncipes: - Yes! Deu certo. Dormiram de
novo, Graças a Deus. (TODOS)
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Momento Cívico
A turma do 3º ano da Professora Juscélia apresentou no "Momento Cívico" lindos poemas sobre a árvore e escolheram o ipê amarelo que é o nome popular de algumas árvores da Região Sul e Sudeste do Brasil apresentando uma dramatização "Perigo na Floresta" - que fala do ipê amarelo.
Nossas crianças adoraram a apresentação e aprenderam mais sobre a importância das árvores em nossa vida.
Nossas crianças adoraram a apresentação e aprenderam mais sobre a importância das árvores em nossa vida.
Exposição de trabalhos
Os alunos do 5º ano da Professora Raquel fizeram uma exposição no pátio da escola, em aula de Geografia.
Assim como o relevo, o clima, a vegeteção e os rios dão características diferentes às paisagens brasileiras.
Observe as maquetes e identifique, através de suas características: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata de Araucárias, Campos, Vegetação Litorânea e Mata dos Cocais.
Assim como o relevo, o clima, a vegeteção e os rios dão características diferentes às paisagens brasileiras.
Observe as maquetes e identifique, através de suas características: Floresta Amazônica, Floresta Tropical, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata de Araucárias, Campos, Vegetação Litorânea e Mata dos Cocais.
Projeto Valores
Dramatização
A turma do 3º ano da Professora Neli mostrou a importância de lutarmos juntos por um mundo melhor através da história " A cigara e a formiga" numa versão bem interessante e em seguida mostrou também através de um telejornal que a história da cigada e da formiga ficou famosa até no Plantão do Jornal Nacional, em uma grande encenação.
Finalizando as apresentações cantaram a música de Sandy e Júnior, dizendo que tudo que se sonha com amor se pode conseguir.
Vamos construir um mundo melhor.
Mais fraterno, mais humano e justo.
Um mundo onde todos se respeitam e se amam independente da cor da pele, da religião, da situação financeira ou do tipo físico.
Só assim seremos verdadeiramente felizes.
A turma do 3º ano da Professora Neli mostrou a importância de lutarmos juntos por um mundo melhor através da história " A cigara e a formiga" numa versão bem interessante e em seguida mostrou também através de um telejornal que a história da cigada e da formiga ficou famosa até no Plantão do Jornal Nacional, em uma grande encenação.
Finalizando as apresentações cantaram a música de Sandy e Júnior, dizendo que tudo que se sonha com amor se pode conseguir.
Vamos construir um mundo melhor.
Mais fraterno, mais humano e justo.
Um mundo onde todos se respeitam e se amam independente da cor da pele, da religião, da situação financeira ou do tipo físico.
Só assim seremos verdadeiramente felizes.
sábado, 15 de setembro de 2012
Desfile 7 de Setembro
A E.E. “Major Agenor Lopes Cançado” apresenta a música como uma forma de se expressar.
“A observação da natureza fornece-nos a primeira prova evidente de ritmo no universo, conhecemos a música desde o início de nossas vidas.’
A música é uma linguagem universal que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Desde os primórdios da humanidade esteve presente em todas as manifestações humanas.
É impossível falar de educação sem citar a música como recurso pedagógico. Dessa forma, a inclusão da musicalidade nas crianças é muito importante. Assim, podemos contribuir para o seu crescimento feliz e saudável e carregará conhecimento para a vida adulta.
“A observação da natureza fornece-nos a primeira prova evidente de ritmo no universo, conhecemos a música desde o início de nossas vidas.’
A música é uma linguagem universal que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Desde os primórdios da humanidade esteve presente em todas as manifestações humanas.
É impossível falar de educação sem citar a música como recurso pedagógico. Dessa forma, a inclusão da musicalidade nas crianças é muito importante. Assim, podemos contribuir para o seu crescimento feliz e saudável e carregará conhecimento para a vida adulta.
A musicalização é um
processo de construção do conhecimento que favorece o desenvolvimento da
sensibilidade, criatividade, da imaginação e da memória, bem como do
respeito ao próximo, da socialização e da afetividade.
Por isso, a escolha da música AQUARELA de Toquinho, Vinícius de Moraes, M. Fabrizio e G. Morra, que muito contribui para a formação educacional de nossas crianças, na qual podemos explorar a arte, a natureza e as disciplinas curriculares.
É a arte musical como forma de expressão cultural e formação humana.
Por isso, a escolha da música AQUARELA de Toquinho, Vinícius de Moraes, M. Fabrizio e G. Morra, que muito contribui para a formação educacional de nossas crianças, na qual podemos explorar a arte, a natureza e as disciplinas curriculares.
É a arte musical como forma de expressão cultural e formação humana.
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