segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROJETO BIBLIOTECA VIVA




















PASSARINHO SEM COR

Autor desconhecido

Era uma vez, um passarinho branco. Ele não tinha cor, era branco da pontinha da cabeça à pontinha do rabo.

Ele voava, voava no céu azul!

Voava e pousava na relva verdinha! Usava fiozinhos vermelhos, para construir seu ninho e adorava colher flores roxinhas.

Ele gostava de esquentar suas asinhas no sol amarelo.

Todas essas coisas faziam o passarinho ficar triste, porque ele não tinha cor.

Então ele resolveu procurar um mágico: _ “Eu gostaria de ter cor!” _ Disse ele _ “Eu gostaria de ser azul.”

O mágico atendeu o seu pedido, transformando-o num lindo pássaro azul!

Ele se olhou, olhou e não gostou! _ “Esta cor não é para mim!” _ Disse ele. _ “Alem disso, é difícil de se ver um passarinho azul, num céu azul!”

Foi novamente ao mágico e pediu para ser verde.

O mágico o transformou num lindo e charmoso passarinho verde!

Mas, tantas coisas eram verdes também... lagartas, capins, as folhas das árvores, a grama... havia verde demais! Ele queria ter uma cor fora do comum.

Então resolveu: _ “Verde também não é cor para mim.” Voltou ao mágico e pediu: _ “Vamos tentar o vermelho?”

Num instante, o mágico o vestiu de vermelho.

O pássaro gostou de ser vermelho, vermelhinho como as rosas e as joaninhas, mas, não gostou de ser vermelho, quando um gavião começou a atacá-lo, isso porque, de longe, o vermelho podia ser visto facilmente.

_ “Pobre de mim” _ disse ele, que já tinha perdido quatro penas num só ataque!

Quando acalmou-se voltou correndo ao mágico implorando: _ “Ajude-me, por favor, não quero ser vermelho!

_ “Muito bem” _ disse o mágico _ “eu acrescentarei azul ao vermelho.”

E tão logo o mágico pronunciou esses palavras, o passarinho transformou-se em um roxo profundo.

O único problema é que o passarinho não podia voar, o roxo tinha um ar tão solene e sério que passava como um manto real.

Muito triste, ele disse ao mágico: _ “Eu vejo que roxo também não é cor para mim!”

O mágico já estava cansado, e zangado, imediatamente fez o passarinho ficar todo listrado.

E então rapidamente, o vestiu de bolinhas e mais bolinhas!

E ainda mais zangado fez ele ficar quadriculado.

Pobre pássaro insatisfeito e infeliz, nada o agradava.

O mágico teve pena e disse: _ “ Você tem mais uma oportunidade, afinal de que cor você quer ser?”

_ “ Amarelo”, disse o pássaro, alegremente.

_ “ Rápido, amarelo!” E imediatamente transformou-o num lindo canário amarelo. E assim ficou até hoje.

Nenhum comentário: