quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa



E. E. MAJOR AGENOR LOPES CANÇADO

Olimpíadas de Língua Portuguesa
Agosto/2012

Tema: Poema                   Título: Minha Cidade




·        1º lugar


Minha Cidade

Eu moro em uma cidade
Que é muito bacana...
Você sabe como ela se chama?
Chama-se Nova Serrana.

Minha cidade não é plana,
Mas é muito montanhosa
Mesmo sendo assim,
Ela é muito charmosa!

Minha cidade cresce bastante
A cada dia chega mais gente,
Pois quem vem arruma um emprego,
Ficando muito contente!

Às vezes acho uma pena
Quem vem com má intenção,
Tirar o nosso sossego ao invés
De ganhar o pão.

Nova Serrana é pólo calçadista
Uma cidade industrial,
Peço a DEUS que abençoe
Minha cidade natal!


Ademar Bretas Junior
5º ano – Professora Andréia



·        2º lugar

Paraíso

Eu moro em um lugar
Bonito de montão
Acolhendo estrangeiros
Com amor no coração.

A cidade o calçado
A melhor do interior
Trazendo alegria
Iluminada pelo Senhor.

Uma cidade de beleza
Bonita por natureza
Ajudando o pessoal
Levando comida na mesa.

Uma cidade cosmopolita
Dando muito trabalho
Ficando mais bonita
Melhorando seu cenário.

As festas do reinado
Trazem muitos turistas
Envolvendo a cultura
De m povo trabalhista.

Na época da política
Todos fazem panfletos
Procurando votos
Para serem eleitos.

Moro numa cidade
Que é tudo isso,
Essa cidade para mim
É o paraíso!

Fábio Soares
5º ano – Professora Piri


·        3º lugar  - Empatados

Minha Cidade

Moro na zona Rural
Na cidade de Nova Serrana.
Aqui as pessoas são legais
E de formas naturais.

Aqui é conhecido mais
Pela área de calçados
Onde são fabricados
E também são exportados.

Gosto daqui e não quero mudar
Quem quer que eu saia daqui,
Vai ter que arrastar.
Porque aqui é um belo lugar,
E não se esqueçam de nos visitar.

Otávio Oliveira D. S. Silva
5º ano – Professora Tânia




·        3º lugar

Minha Cidade

Moro em Nova Serrana,
Uma cidade movimentada.
Todas as pessoas aqui
São bem tratadas.

Gosto muito daqui,
Porque tenho tudo que quero ter
Lazer, educação e saúde!
É isso o meu bem querer.

Ela oferece muita coisa boa,
Principalmente lazer,
Então nos acolhe
Com todo prazer.

Ela tem uma coisa
Muito especial para todos nós
Que, são as fábricas, de onde
Tiramos tudo que nos é essencial.

E para finalizar
Um convite vou deixar
A passeio ou a trabalho
Venha nos visitar.

Barbára Gomes Duarte
5º ano – Professora Raquel
 



·        3º lugar

Nova Serrana, Meu Cantinho

Aqui é o meu cantinho
O melhor de todos.
Aqui todos têm carinho
E muito bom gosto.

Vendemos calçados
De esportivo a social,
Somos todos amados
É muito legal.

Aqui nós somos felizes e amorosos
Não desprezamos ninguém,
Pode ser português, espanhol ou chinês,
Azul ou vermelho
 Somos todos iguais.

Queremos muita paz
Muito amor e carinho
Que você seja feliz,
Um abraço bem apertadinho...

Nova Serrana, cidade legal,
Então te mando um abraço
E tchau!

Áquila Maria
5º ano – Professora Magna

  


·        3º lugar

Cidade Boa

Muito bonita, minha cidade é
Nunca pensei em mudar,
Pois nela tenho fé.

É a capital dos calçados
A cidade do trabalhador,
Os moradores são agitados
Mas depois fica tudo um amor.

O lugar onde vivo
Para mim é importante
Porque Nova Serrana
É impressionante.

Cidade boa
É onde eu moro
Quando falam mal
Eu fico triste ou às vezes choro.

Eu guardo Nova Serrana
No coração,
Pois nela eu tenho
Uma enorme Paixão!


Iara Corrêa Azevedo
5º ano – Professora Sirlaine


 

·        3º lugar

Minha Cidade

Moro em Nova Serrana
Onde o povo é bacana
Nas cidades vizinhas
As pessoas comem canja de galinha.

Mas aqui a gente não,
Comemos macarrão,
Tocamos violão e
Também vemos televisão.

O povo é maneiro,
Todo mundo é violeiro.

Temos aqui nomes como:
Tiago e Eduardo,
Mas pode ter certeza
Que todo mundo é educado.

Agora para finalizar
Eu vou falar:
Nova Serrana é um
Lugar de se morar!

Gabriel Ângelus Azevedo Silva
5º ano – Professora Luciana

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aula prática




Receita

Turma do 5º ano - Professora Tânia

PALHA ITALIANA

Ingredientes:
01 lata de leite condensado
01 colher de manteiga
03 colheres de achocolatado “Toddy ou Nescau”.
01 pacote de Biscoito “Maizena”

Modo de fazer:
Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e o achocolatado.
Mexa até virar brigadeiro, em fogo brando.
Depois, despejar em uma travessa um pouco de brigadeiro, em seguida as bolachas picadas em pedaços pequenos e por último coloque uma camada de brigadeiro novamente.
Deixe esfriar e sirva em pedaços.
Delicioso!

Projeto de Leitura







Apresentação dos livros adquiridos na Bienal do Livro/2012 e abertura do Projeto de Leitura "O Mundo Encantado da Leitura".

Projeto de Leitura




E. E. MAJOR AGENOR LOPES CANÇADO.
Decreto Nº. 2177 de 23/10/1945
Rua Antônio Martins, 455 – centro – (37) 3226-2929
                                                                 35519.000 – Nova Serrana - MG          
PROJETO DE LEITURA E LITERATURA
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA


1.0  – INTRODUÇÃO
O presente projeto intitulado “O Mundo Encantado da Leitura”, será oferecido para os alunos do Ensino Fundamental da E.E. “Major Agenor Lopes Cançado”. E tem como proposta fundamental incentivar os participantes a valorizar, sistematizar e consolidar a leitura.
Essa clientela precisa ser incentivada ao gosto pela leitura e autonomia, assumindo sua condição de sujeitos da aprendizagem e participantes da sociedade. Eles são o foco principal dessa educação de qualidade.
Políticas públicas sociais e educacionais estão sendo elaboradas de modo a oferecer uma educação de qualidade para todos, porque a Educação é um direito de todos. Assim, segundo essa visão, a educação se deve realizar como um instrumento do desenvolvimento. E este se concretiza e materializa, no dia-a-dia das nossas crianças. Pensando nisso é que este projeto, como projeto pedagógico, destina-se a atender aos alunos e a incentivar os participantes a superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto.
Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
"(...) a leitura compreendida em seu sentido lato, e sobretudo em seu caráter plural e dialógico, constitui-se em poderoso instrumento no processo de produção do conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo. A formação de leitores emerge como prioridade e como um grande desafio da Educação."
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos, de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta.
Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados estes direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor na qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se. Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto, pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura. Sendo assim, o propósito deste trabalho é acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo. A partir desta proposta elaborou-se este projeto com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito é o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de texto tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.
 
2.0 - JUSTIFICATIVA
Pensando nos direitos dos alunos, foi elaborado esse projeto como uma forma de constituir o prazer de ler, reler e escrever/contar o que leu. É papel das Escolas fazer a diferença, ter ligação com o meio, ter compromisso, influenciar e deixar ser influenciada pela realidade onde está inserida e da qual faz parte. Para prepararmos os nossos educando para esse mundo moderno e contemporâneo, percebe-se a necessidade de prepará-los para enfrentar essas mutações. Portanto, uma sociedade letrada, precisa saber ler, escrever e principalmente se comunicar/falar.
Hoje, busca-se dedicar o mesmo tempo de aprendizagem tanto para a expressão oral quanto para a escrita, como meio de inserção do jovem na sociedade. Para revigorar a língua escrita, é preciso inserir- lhe elementos vivos da língua falada, através da prática de leituras constantes.
Desta forma, para as nossas crianças, que vem em processo de formação constante, é papel primordial do educador e também dos responsáveis, criar interesses, orientar esforços e apontar caminhos em relação à prática de leitura, construindo-o como pessoa e cidadão esclarecido, crítico e exigente em relação à sociedade em que quer viver.
Como diz Paulo Freire (p. 15, 1996):
 “Homens e mulheres são éticos, capazes de intervir no mundo, de comparar, de ajuizar, de decidir, de romper, de escolher, capaz de grandes ações...”.  
Resolve-se pensando nisso montar um projeto onde se possa vir auxiliar possibilidades de melhoria na leitura e na escrita como um todo. Despertando assim no aluno o gosto de desenvolver a leitura e a escrita como fonte de prazer e sabedoria.
O Projeto “O Mundo Encantado da Leitura” está lançado. E ele chega para levar as crianças a uma viagem por um mundo de descobertas. Essa viagem irá promover o desenvolvimento dos nossos pequenos leitores, despertando o gosto pela leitura.
Para nós, a formação do leitor é um processo contínuo, em que as pessoas amadurecem suas capacidades ao interagir com diversos tipos de texto. Para que essa interação se torne cada vez mais intensa e produtiva, é preciso oferecer ao leitor textos de complexidade crescente, que apresentem desafios graduais.
Para tanto, buscamos bons textos para as diferentes etapas da formação do leitor, valorizando os aspectos literários como a força imaginativa, a criação verbal e a inovação.
Procuramos oferecer às crianças um cardápio bastante variado de leitura - coleções de livros de imagens, narrativas e poesia - a fim de proporcionar um desempenho leitor mais abrangente, o desenvolvimento da competência leitora e, sobretudo, uma rica e diversa experiência com a literatura.
Com este projeto, esperamos contribuir significativamente com a sua missão de formar leitores competentes e de levar às crianças o prazer da leitura.

3.0 - OBJETIVO GERAL
·         Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando - os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.

3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
·         Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;
·         Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
·         Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
·         Propiciar uma relação criativa crítica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva.
·         Incentivar a formação de leitores;
·         Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·         Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
·         Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·         Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.
 
4.0 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Partindo da compreensão de Educação como “processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” e do entendimento que “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (Art. 22, LDBEN 9.3494/96), é que foi feito esse projeto a fim de proporcionar nossos alunos o livre acesso a toda e qualquer tipo de leitura. A essa compreensão da Educação, da Educação Básica e do Currículo soma-se a compreensão de que:
Toda essa perspectiva de trabalho remete ao sentido e significado do seu fazer: o primeiro é o de aprender, sendo a aprendizagem sempre intencional, mesmo quando lúdica, em seu processo há algumas perguntas importantes: - aprender o quê? – aprender como? – aprender para quê?
Que o processo da aprendizagem tem como ponto de partida a “leitura de mundo”, complementada e dialeticamente tencionada pela “leitura da palavra”. A leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, pois através dela é que se adquire novas ideias, e se obtém informações necessárias. A leitura contribui para o prazer pessoal e amplia os interesses do indivíduo. Todas essas conquistas podem levar a uma vida bem sucedida.
A leitura ajuda no desenvolvimento e na personalidade do indivíduo, e é um dos aspectos mais importantes para o aluno como ponto de partida para a aquisição de conhecimentos, meios de comunicação e socialização.
O ensino da leitura deveria corresponder à percepção que conseguimos da natureza da leitura. Processo complexo, a leitura compreende várias fases de desenvolvimento. Antes de tudo, é um processo perceptivo durante o qual se reconhece símbolos. Em seguida, ocorre a transferência para conceitos intelectuais.
Para abordarmos aspectos relativos ao ensino da leitura é importante sabermos o significado do ato de ler. Ler é um processo dinâmico e ativo implicando não só, a apreensão do significado do texto, mas a incorporação de nossa experiência e visão de mundo como leitor. A cada leitura essa interação dinâmica leitor/texto favorece a produção e a escrita de novo conhecimento e a expressão de uma linguagem diferenciada. Ao conhecer o ato de ler como um processo dinâmico, naturalmente, está priorizando a formação de um leitor crítico e criativo.
Ler é quase comentar um texto; é sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É ainda se colocar em harmonia com os sentimentos que o autor exprime, entregá-los e comunicá-los em torno de si: um sorriso, uma voz emocionada, olhos em que se pode ver lágrimas despontando, tudo isso é um comentário que dura longamente.  
A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo. Ao propor atividades de leitura aos alunos, devem levar em conta o gosto que os mesmos possuem pelo ato de ler.
A remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem do exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal do individuo.
A produção de texto está relacionada com a prática de leitura de cada um. Quem lê produz e escreve mais.

5.0 - METODOLOGIA
Para se trabalhar o tema proposto “leitura e produção de texto” faz-se necessária primeiramente uma sondagem dos interesses do educando a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual. Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém deixando de lado informações inerentes ao crescimento como ser social. A partir dessa sondagem é que se podem traçar diretrizes norteadoras do trabalho, buscando sempre corresponder às expectativas do aluno enquanto leitor. A leitura e discussão base de toda atividade serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando-se sempre o educando como sujeito ativo na construção de seu próprio trabalho. Sendo assim, os alunos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionam a visão da importância do ato de ler e compreender textos desde os clássicos de leitura juvenil aos contemporâneos, bem como de produzir textos criativos e informativos como forma de participar diretamente do mundo em que vive e porque não influenciá-lo?
"Ler para compreender os textos, participando criticamente da dinâmica do mundo da escrita e posicionando-se frente à realidade - esta a finalidade básica que estabelecemos para as práticas de leitura na escola. Está aí implícita a ideia de que os professores lançam mão de determinados textos, produzidos por determinados autores, para instigar e esmerar a compreensão, a crítica e o posicionamento dos seus alunos."

6.0  - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades a serem trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que se julga necessário para incentivar a leitura e a produção de texto. Portanto, para que isso se realize, serão usadas atividades diversas como:
·         Na primeira semana do mês de agosto, faremos uma exposição, dos livros adquiridos na Bineal do Livro, para a biblioteca de nossa escola. E essa apresentação será o início do projeto de leitura, em uma festa onde haverá contação de histórias, peças de teatro feitas pelos professores para os alunos incentivando a conhecerem o maravilhoso mundo encantado dos livros;
·         Semanalmente os alunos terão aula de biblioteca, onde será desenvolvido o projeto pelo professor de biblioteca;
·         Criarão um livro/álbum para fazerem registros dos livros lidos e em cada aula farão uma página desse álbum;
·         As atividades serão feitas de forma que os alunos leiam de forma lúdica e possam produzir textos como:
ü  Desenhar a capa do livro (nome do autor e editora);
ü  Desenhar e escrever o nome das personagens principais;
ü  Escrever o nome das personagens que mais gostou e escrever sentenças para elas.
ü  Desenhar e copiar a parte do livro que mais gostou;
ü  Copiar um parágrafo do livro;
ü  Desenhe e escreva o nome das personagens principais;
ü  Qual foi a parte do livro que você achou mais interessante;
ü  Qual a personagem do livro você gostaria de ser? Por quê? (poderá ser ilustrado);
ü  Escreva três palavras do livro e forme sentenças;
ü  Escreva um recadinho para o autor e escreva o que você achou do livro;
ü  Escreva um recadinho para o autor dizendo o que você não gostou e por quê?
ü  Escreva outro final para a história;
ü  Escolha outro título para a história e faça uma ilustração;
ü  Descreva a personagem que você mais gostou;
ü  O livro para mim é...
"Se o gosto se aprende, pode ser ensinado. A aprendizagem comporta uma face não espontânea e pressupõe intervenção intencional e construtiva. Assim o professor tem um importante papel a desempenhar no desenvolvimento de seus alunos/leitores."
 
8. 0 - MATERIAIS
·         Livros de literatura: Infanto-juvenil e infantil. (Adquiridos na Bienal do Livro – Belo Horizonte/2012)
·         Papel cartolina
·         Lápis
·         Borracha
·         Lápis de cor
·         Tinta para impressora
·         Papel A4
·         Grampeador 
·         Grampos
·         Xérox

9.0 – PÚBLICO ALVO
·         Os alunos do Ensino Fundamental.

10 – TEMPO DE DURAÇÃO:

·         Meses de agosto, setembro e outubro.

11 – CULMINÂNCIA

Ao final do projeto e após a realização da leitura de vários livros pelos alunos e a confecção do álbum, faremos a exposição dos mesmos para as famílias, na escola onde acontecerão: apresentações literárias em forma de dramatizações, declamações de poesias, produções de textos e exposição de sugestões de livros em varal em frente à escola para a comunidade, pelos alunos da escola.

12 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PCN’s  - Língua Portuguesa
Leis de Diretrizes e Bases

Volta às aulas


Que bom que vocês voltaram!

Muitas novidades aguardam esse segundo semestre de 2012