terça-feira, 5 de junho de 2012

FESTA JUNINA 2012


Escola Estadual “Major Agenor Lopes Cançado”
Decreto Nº. 2173 de 23/10/1945
Rua Antônio Martins, 455 – centro – (37) 3226-2929
35519.000 – Nova Serrana - MG

PROJETO FESTAS JUNINAS

É papel da escola, inserir no âmbito escolar, além dos conhecimentos cognitivos, os valores culturais de nossa região, para que a memória cultural popular não seja esquecida. Então, é importante que aconteça a Festa Junina na escola.
Além de conhecimento cultural, a Festa Junina promove um momento de encontro de lazer e confraternização entre as esferas comunidade, escola e família.

Enfim começamos os preparativos para a nossa famosa e esperada Festa Junina.
A escola se transforma, os professores escolhem as músicas para as danças, os ensaios no pátio da escola com a colaboração de todos.
Todos os funcionários se envolvem, querem que os alunos brilhem, pois a festa é tradicional em nossa escola.
            O dia se aproxima, acontece a escolha dos trajes para as danças e apresentações.
Nas salas de aula, todos trabalham para confeccionar os enfeites, convites, bandeirinhas, correntes, balões.
No dia da festa é aquele corre-corre, pois precisamos ornamentar o pátio. Mais uma vez o trabalho em equipe faz a diferença, o pátio fica uma beleza.
Chegou a hora! O pátio lotado. Durante a festa há animação com músicas, leilões, barraquinhas, fogueira, comidas típicas e danças.
Todos trabalham e se divertem, conhecendo melhor as famílias de todos os alunos em um ambiente de confraternização de toda a comunidade.


2- “Depois do Carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas, que animam todo o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.“
“Naturalmente as festas juninas fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil”.

Como é do conhecimento geral, fomos descobertos pelos portugueses, povo de crença reconhecidamente católica. Suas tradições religiosas foram por nós herdadas e facilmente se incorporaram em nossas terras, conservando seu aspecto folclórico. Sob essa base é que instituições educacionais promovem, em nome do ensino, as festividades juninas, expressão que carrega consigo, muito mais do que uma simples relação entre a festa e o mês de sua realização”.

            Entretanto, convém salientar a coerente distância existente as finalidades educacionais e as religiosas”.

            Sendo a Festa Junina uma tradição cultural de nossa cidade, faz-se necessário que a escola também nesse momento histórico mantenha essa tradição.
            Como em Nova Serrana existem muitas escolas municipais e estaduais, a Secretaria de Educação e Cultura, convoca os diretores das escolas para uma reunião. Nessa reunião é determinada a data da festa de cada escola. O diretor retorna à escola, convoca uma reunião com os funcionários e o colegiado da escola e informa a data prevista para que aconteça a festa. Nesse momento todos manifestam suas sugestões para a organização da festa. É hora de comunicar ao aluno e mandar um bilhete pedindo a autorização dos pais para a participação dos filhos, respeitando assim todas as crenças religiosas. Depois da autorização, começam os ensaios.
Observamos que a cada momento há uma nova conexão, a nossa rede vai se tornando mais complexa.

           
3 - Todo trabalho deve ser autônomo, onde a democracia deve ser uma regra, ouvindo todas as partes, chegando a um objetivo comum.
Nesse trabalho em rede, os objetivos devem ser alcançados de forma horizontal, onde todos se manifestam e têm suas ideias acatadas pelo grupo.
Cooperação entre a rede, uns ajudando os outros porque cada membro da equipe tem seu valor. O grupo é formado por diferentes pessoas, com diferentes potencialidades e habilidades para alcançarem os mesmos objetivos propostos para alcançarem o objetivo final da rede.

O nosso grupo de trabalho é autônomo, trabalha em cooperação, em prol do mesmo objetivo, onde há respeito pelo trabalho do outro e integração da comunidade escolar.
Quando começamos o trabalho da festa todos participaram dando suas opiniões, tudo foi discutido e chegamos a uma conclusão, pois todo membro da equipe tem direito de votar nas propostas de trabalho.
A escola trabalha em equipe para que a festa seja um sucesso, um momento de confraternização, onde todos os nódulos serão inseridos na rede... a nossa rede não pára, ela cresce a todos os instantes, muito além do que podemos imaginar.

4 – O trabalho em rede é sempre gratificante quando os objetivos foram alcançados com sucesso e nossa festa sempre é um sucesso porque, podemos destacar alguns itens que se tornaram os principais motivos de nosso trabalho em rede.
Eles são essenciais em nossa rede por passar por nossa cultura e registrar nossa história, motivados pelas ideias de colaboração, união, solidariedade, socialização, entusiasmo, criatividade, respeito e integração da sociedade num todo.  

 Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para o sucesso de nossa FESTA JUNINA -2012.






quinta-feira, 5 de abril de 2012

Desenvolvimento do Projeto "VALORES"




Os alunos da professora Tânia dando continuidade ao "Projeto Valores" apresentaram no Momento Cívico o teatro para os alunos da escola, ensinando como é importante a "Higiene" para a saúde da pessoa. A peça foi "O JECA TATU" do Livro de Monteiro Lobato, aproveitando também o mês de Abril, comemorando o Dia do Livro Infantil. A Supervisora Angela conduziu juntamente com a professora Tânia e os alunos, um excelente trabalho - além da sala de aula. Relembraram também a importância desse escritor para a literatura infantil e que a biblioteca da escola tem o nome do ecritor Monteiro Lobato.



Desenvolvimento do Projeto "VALORES"





A turma do 5º ano da Professora Sirlaine abrilhantou nosso "Momento Cívico" com o teatro "As cores da Saúde", com o objetivo de conscientizar nossas e crianças e suas famílias, da importância de se ter uma boa alimentação, pois, é cada vez maior o número de crianças obesas, com problemas de saúde como diabetes.
Aprendemos que quanto mais colorida for nossas refeições, mais saúde teremos. E que temos que ter higiene, com os alimentos e nosso corpo.
Ah" Também temos que tomar bastante água.

Na aula dos alunos da Professora Sirlaine, além do teatro teve a projeção de imagens e vídeo informativo sobre a pirâmide alimentar.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Desenvolvimento do Projeto "VALORES"




Aula apresentada no Momento Cívico da Professora Piri.

RECICLAGEM E DEFESA AO MEIO AMBIENTE - UM DEVER DE TODOS

Ensinando a reciclar

Os alunos do 5º ano estão preocupados com o nosso Planeta. Por isso, vamos aprofundar nossos estudos sobre a coleta seletiva e a importância da reciclagem em nossas vidas.
Vamos ajudar a proteger a Terra.

REUTILIZE ~~~~REDUZA~~~~RECICLE

Os três ERRES da RECICLAGEM.

A aula aconteceu no pátio da escola através de dramatização, música e projeção de imagens. Todas as turmas foram convidadas para esse momento.

Projeto Valores

Escola Estadual “Major Agenor Lopes Cançado”

Decreto Nº. 2173 de 23/10/1945

Rua Antônio Martins, 455 – centro – (37) 3226-2929

E-Mail: malc_adm@hotmail.com

35519.000 – Nova Serrana - MG

PROJETO VALORES

JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema para o projeto aconteceu em virtude da necessidade de uma educação voltada não meramente para os conteúdos, mas também, e principalmente, para a formação de um cidadão ético e comprometido com as questões sociais. Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.

Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

DESCRIÇÃO

O projeto constará de visitações às Instituições de Caridade e Creches.

PARA LER E REFLETIR...

Algumas sugestões:

  • Histórias – além das fontes bibliográficas como contos e fábulas (de Esopo e La Fontaine).

  • Fitas de Vídeo.

  • Dinâmicas de Grupo

Algumas dinâmicas:

  • Recreio com cores – a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)

A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

  • Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!

  • Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas
  • Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".

  • Cantinhos – nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) / "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.

  • Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:

HOJE ESTOU ASSIM...

(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)

  • PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...

  • VOCÊ MORA NO MEU...

Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"

  • ABC dos valores:

A-AMOR

B-BONDADE

C- CARINHO

D- DEDICAÇÃO

E- ESPERANÇA...

(Os alunos opinam, registram e ilustram!)

  • ALFABETO DA AMIZADE:

A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.

B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.

C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...

(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade", escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)

  • ACRÓSTICOS:

Amor

Mais compreensão

Igualdade

Gostar do outro

Ouvir os colegas

Riqueza interior é o que vale

Experimente esse sentimento de paz

Sinta a emoção de ser feliz

Pense no bem-estar da humanidade

Espere um outro sorriso quando você sorrir

Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade

Tenha respeito pelo outro

Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranquilidade.

(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)

  • A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...

(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)

NA ESCOLA:

FICO ALEGRE QUANDO...

SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...

RESPEITO O OUTRO QUANDO...

(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.

  • Emocionômetro – É um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções). Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.

A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.

*Esse trabalho é feito duas vezes por semana nas turmas Do 1º ao 5º ano. Desenvolve-se o "verdadeiro espírito de EQUIPE"!

  • A Árvore da Vida – Essa dinâmica foi feita por algumas professoras em reunião com Pais.

  • Na sala está exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!

Construir os galhos com balões e dentro dos balões palavras que nos fazem felizes.

Cada criança recebe um balão com uma palavra escrita por outra criança no dia combinado para desmontar a árvore.

  • Confecção de murais sobre valores fixados pela escola.

  • Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.

  • Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.

  • Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.

  • Avião da PAZ – os alunos fazem a dobradura do avião, escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!!

CULMINÂNCIA

  • Apresentações teatrais

  • Visitações às Instituições de Caridade e Creches.

Tudo isso só se torna possível e real pela ação! Que no interior de cada um exista essa "vontade enorme" de transformar, de colaborar significativamente para uma humanidade mais feliz!