terça-feira, 6 de julho de 2010

Palestra - Bombeiros








O Corpo de Bombeiros de Nova Serrana juntamente com Representantes da Receita Estadual, apresentou na útima terça-feira 29 /06/ 2010, na Praça José Batista de Freitas demonstrações de salvamento e primeiros socorros e a importância da Taxa Incêndio paga pela população que é revertida pelo Governo do Estado para a compra de equipamentos para a Corporação.
A palestra foi ministrada pelo Tenente Assunção.

As turmas do 4º ano da Escola Major Agenor foram convidadas e participaram desse evento.

Nossos agradecimentos pelo convite.

Festa Junina - 2010





A festa Junina da Major Agenor foi um sucesso!

O tema da Copa do Mundo veio fazer maior ainda o entusiasmo da criançada.

O resultado foi o fruto de um trabalho em rede. Escola, família e comunidade.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Biblioteca
























































































A biblioteca da escola este ano está mesmo um lugar prazeroso de se estar. Um novo visual, organização, aulas interessantes, histórias e muito carinho da professora Rosângela. A culminância do Projeto Monteiro Lobato aconteceu com uma peça teatral apresentada pela professora Rosângela e as supervisoras Ana Lúcia e Ângela. Foi um sucesso!

Nossos agradecimentos!

domingo, 23 de maio de 2010

PROJETO MONTEIRO LOBATO



































IDENTIFICAÇÃO:

Estabelecimento: Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado

Professora de Biblioteca: Rosângela do Carmo Oliveira

Duração: Meses /abril e maio

Turno: Manhã

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Professores


JUSTIFICATIVA:

Sendo, abril o mês de Monteiro Lobato, nos engajamos no aprofundamento das obras do autor, envolvendo os alunos na leitura, através de diferentes recursos, para ampliar os conhecimentos a respeito de sua biografia e de suas produções literárias. O projeto Monteiro Lobato é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.

3- OBJETIVOS:

3.1 Objetivo geral

Oportunizar o contato com livros de Monteiro Lobato e sua repercussão como destaque na literatura infantil brasileira, objetivando incentivar a leitura de diferentes obras e ampliar conhecimentos a respeito do autor.

3.2 Objetivos específicos

· Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato, reconhecendo a importância deste para a literatura infantil brasileirAlinhar ao centroa;

· Explorar as obras do autor, oportunizando momentos de estímulo à leitura.

· Desenvolver a capacidade criativa dos educandos na produção e na ilustração de personagens e histórias;

· Promover variadas formas de expressão: painéis, teatro,produções e outros, vivenciando situações que despertem o interesse pela leitura.

4- METAS:

· Descrição da biografia de Monteiro Lobato, ressaltando sua importância para a literatura;

· Divulgação e exploração das obras do autor;

· Promoção de apresentações, como filmes, teatros, conhecimento e descrição dos personagens, associados às idéias do autor;

· Produções de textos a partir do contato e exploração de diferentes fontes de leitura.

5- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

· Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no tempo histórico;

· Apresentação de BANNERS dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo;

· Contação de histórias e filmes relacionadas às obras do autor;

· Leitura de diferentes materiais literários;

· Confecção de marcadores de texto com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

· Teatro : Jeca Tatuzinho

6- AVALIAÇÃO:

A avaliação do trabalho e da efetivação do projeto será feita através da observação do interesse dos alunos no envolvimento das atividades propostas e na sua participação ao envolver-se nas histórias, teatro e filmes.

7- BIBIOGRAFIA:

7.1 Livros:

Aventuras de Hans Staden

Caçadas de Pedrinho

Histórias diversas

Minhas Memórias de Lobato

Peter Pan

O Saci

domingo, 11 de abril de 2010

A poesia sai dos livros

PROJETO INTERCÂMBIO DE POESIA


Justificativa:


Certos de que o domínio da leitura e da escrita contribui grandemente para o desenvolvimento integral da criança, e, diante da forte concorrência eletrônica em nossos dias, é que sentimos a necessidade de incentivar nossos alunos a buscarem o conhecimento através da leitura de uma forma prazerosa. Sabe-se que a linguagem poética é fundamental para que a criança viva e transmita seus lindos sonhos, portanto, buscamos trazer para nossas aulas a poesia, tão esquecida no mundo lá fora.


Incentivo:

Ler ou declamar um poema, com fundo musical, ou pedir alguém para fazê-lo. Perguntar aos alunos o que acharam do poeta, se ele se considera poeta... Enfim, ter uma conversa com os alunos, culminando com a apresentação do projeto.


Objetivos:


  • Despertar o interesse da turma pela leitura e escrita;
  • Levar a turma a criar poesia com base em um texto ou em temas livres;
  • Aprofundar os conceitos da linguagem poética;
  • Trabalhar gramática;
  • Ampliar o universo temático da turma;
  • Incentivar a oralidade, a dramatização e a produção de ilustrações;
  • Desenvolver a imaginação;
  • Propiciar momentos lúdicos;
  • Brincar com a sonoridade das palavras;
  • Ampliar o repertório literário;
  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias);
  • Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir;
  • Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade;
  • Aprender a expressar-se num grupo;
  • Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.

Sugestões de atividades


1 – Buscar livros de poesias, na biblioteca, para serem lidos em casa ou sala de aula.

2 _ Explorar esses livros de diferentes formas:

  • Criar músicas com temas de poesias;
  • Fazer propaganda de um livro de poesia ou poema que gostou muito, com o objetivo de atrair leitores;
  • Socialização de poesias com colegas de outras turmas;
  • Varal de poesias;
  • Decalque;
  • Escrita de poesias com tema indicado pelo professor ou tema livre.
  • Pesquisar poesias, formando uma caixa de poesias;
  • Dramatizar;
  • Intercâmbio nas salas, formando grupos de apresentação das poesias;
  • Exposição do material confeccionado.

3 _ Conhecer a estética da poesia (rimas,versos, estrofes, sons, etc).

4 _ Pesquisar sobre temas brasileiros (cada turma receberá o nome de um poeta e deverá explorá-lo).

5 _ Criar poesias coletivamente (poesia infinita).

6 _ Visitar locais que inspirem poesia para vivenciar sensações e despertar sentimentos antes de escrever sobre ele.

7 _ Trabalhar aspectos gramaticais dentro do texto poético.

8 _ Diferenciar texto poético dos demais tipos de texto.

9 _ Leitura livre (roda de poesia).


Culminância


Cada turma apresentará para as demais o conhecimento adquirido ao longo do projeto. Um resumo poderá ser feito e distribuído para todas as turmas participantes. Exposição dos trabalhos realizados.


Avaliação


Avaliar cotidianamente e procurar sentir o desenvolvimento da turma em relação aos objetivos propostos.

Uma pequena avaliação escrita sobre poetas e estruturas trabalhadas.

Avaliar pesquisas, apresentações, produções, enfim, tudo que o aluno apresentar.



A poesia sai dos livros

O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu, em certa ocasião, que “a poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais”. Encontramos poesia em todas as partes, onde houver a linguagem do coração. (Helena Ferreira)


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Inventos










Novamente a turma do 4º ano da professora Eliana Oliveira mostrando que estão conectados com novas experiências. Agora eles apresentam inventos construídos com sucatas. Interessantes objetos!

Parabéns!!

Sucesso para a turma e também à professora Eliana pelo empenho em grandes realizações.


Sala de aula

Destaque para o trabalho da aluna Maria Tereza Lacerda.
Os alunos da Professora Eliana Oliveira realizaram em sala de aula, em Arte, lindos trabalhos. Continuem assim turminha!!