O Corpo de Bombeiros de Nova Serrana juntamente com Representantes da Receita Estadual, apresentou na útima terça-feira 29 /06/ 2010, na Praça José Batista de Freitas demonstrações de salvamento e primeiros socorros e a importância da Taxa Incêndio paga pela população que é revertida pelo Governo do Estado para a compra de equipamentos para a Corporação. A palestra foi ministrada pelo Tenente Assunção.
As turmas do 4º ano da Escola Major Agenor foram convidadas e participaram desse evento.
A biblioteca da escola este ano está mesmo um lugar prazeroso de se estar. Um novo visual, organização, aulas interessantes, histórias e muito carinho da professora Rosângela. A culminância do Projeto Monteiro Lobato aconteceu com uma peça teatral apresentada pela professora Rosângela e as supervisoras Ana Lúcia e Ângela. Foi um sucesso!
Estabelecimento: Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado
Professora de Biblioteca: Rosângela do Carmo Oliveira
Duração: Meses /abril e maio
Turno: Manhã
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Professores
JUSTIFICATIVA:
Sendo, abril o mês de Monteiro Lobato, nos engajamos no aprofundamento das obras do autor, envolvendo os alunos na leitura, através de diferentes recursos, para ampliar os conhecimentos a respeito de sua biografia e de suas produções literárias. O projeto Monteiro Lobato é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.
3-OBJETIVOS:
3.1 Objetivo geral
Oportunizar o contato com livros de Monteiro Lobato e sua repercussão como destaque na literatura infantil brasileira, objetivando incentivar a leitura de diferentes obras e ampliar conhecimentos a respeito do autor.
3.2 Objetivos específicos
·Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato, reconhecendo a importância deste para a literatura infantil brasileira;
·Explorar as obras do autor, oportunizando momentos de estímulo à leitura.
·Desenvolver a capacidade criativa dos educandos na produção e na ilustração de personagens e histórias;
·Promover variadas formas de expressão: painéis, teatro,produções e outros, vivenciando situações que despertem o interesse pela leitura.
4-METAS:
·Descrição da biografia de Monteiro Lobato, ressaltando sua importância para a literatura;
·Divulgação e exploração das obras do autor;
·Promoção de apresentações, como filmes, teatros, conhecimento e descrição dos personagens, associados às idéias do autor;
·Produções de textos a partir do contato e exploração de diferentes fontes de leitura.
5-ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
·Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no tempo histórico;
·Apresentação de BANNERS dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo;
·Contação de histórias e filmes relacionadas às obras do autor;
·Leitura de diferentes materiais literários;
·Confecção de marcadores de texto com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
·Teatro : Jeca Tatuzinho
6-AVALIAÇÃO:
A avaliação do trabalho e da efetivação do projeto será feita através da observação do interesse dos alunos no envolvimento das atividades propostas e na sua participação ao envolver-se nas histórias, teatro e filmes.
Certos de que o domínio da leitura e da escrita contribui grandemente para o desenvolvimento integral da criança, e, diante da forte concorrência eletrônica em nossos dias, é que sentimos a necessidade de incentivar nossos alunos abuscarem o conhecimento através da leitura de uma forma prazerosa. Sabe-se que a linguagem poética é fundamental para que a criança viva e transmita seus lindos sonhos, portanto, buscamos trazer para nossas aulas a poesia, tão esquecida no mundo lá fora.
Incentivo:
Ler ou declamar um poema, com fundo musical, ou pedir alguém para fazê-lo. Perguntar aos alunos o que acharam do poeta, se ele se considera poeta... Enfim, ter uma conversa com os alunos, culminando com a apresentação do projeto.
Objetivos:
Despertar o interesse da turma pela leitura e escrita;
Levar a turma a criar poesia com base em um texto ou em temas livres;
Aprofundar os conceitos da linguagem poética;
Trabalhar gramática;
Ampliar o universo temático da turma;
Incentivar a oralidade, a dramatização e a produção de ilustrações;
Desenvolver a imaginação;
Propiciar momentos lúdicos;
Brincar com a sonoridade das palavras;
Ampliar o repertório literário;
Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias);
Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir;
Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade;
Aprender a expressar-se num grupo;
Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
Sugestões de atividades
1 – Buscar livros de poesias, na biblioteca, para serem lidos em casa ou sala de aula.
2 _ Explorar esses livros de diferentes formas:
Criar músicas com temas de poesias;
Fazer propaganda de um livro de poesia ou poema que gostou muito, com o objetivo de atrair leitores;
Socialização de poesias com colegas de outras turmas;
Varal de poesias;
Decalque;
Escrita de poesias com tema indicado pelo professor ou tema livre.
Pesquisar poesias, formando uma caixa de poesias;
Dramatizar;
Intercâmbio nas salas, formando grupos de apresentação das poesias;
Exposição do material confeccionado.
3 _ Conhecer a estética da poesia (rimas,versos, estrofes, sons, etc).
4 _ Pesquisar sobre temas brasileiros (cada turma receberá o nome de um poeta e deverá explorá-lo).
6 _ Visitar locais que inspirem poesia para vivenciar sensações e despertar sentimentos antes de escrever sobre ele.
7 _ Trabalhar aspectos gramaticais dentro do texto poético.
8 _ Diferenciar texto poético dos demais tipos de texto.
9 _ Leitura livre (roda de poesia).
Culminância
Cada turma apresentará para as demais o conhecimento adquirido ao longo do projeto. Um resumo poderá ser feito e distribuído para todas as turmas participantes. Exposição dos trabalhos realizados.
Avaliação
Avaliar cotidianamente e procurar sentir o desenvolvimento da turma em relação aos objetivos propostos.
Uma pequena avaliação escrita sobre poetas e estruturas trabalhadas.
Avaliar pesquisas, apresentações, produções, enfim, tudo que o aluno apresentar.
A poesia sai dos livros
O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu, em certa ocasião, que “a poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais”. Encontramos poesia em todas as partes, onde houver a linguagem do coração. (Helena Ferreira)
Novamente a turma do 4º ano da professora Eliana Oliveira mostrando que estão conectados com novas experiências. Agora eles apresentam inventos construídos com sucatas. Interessantes objetos!
Parabéns!!
Sucesso para a turma e também à professora Eliana pelo empenho em grandes realizações.