domingo, 23 de maio de 2010

PROJETO MONTEIRO LOBATO



































IDENTIFICAÇÃO:

Estabelecimento: Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado

Professora de Biblioteca: Rosângela do Carmo Oliveira

Duração: Meses /abril e maio

Turno: Manhã

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Professores


JUSTIFICATIVA:

Sendo, abril o mês de Monteiro Lobato, nos engajamos no aprofundamento das obras do autor, envolvendo os alunos na leitura, através de diferentes recursos, para ampliar os conhecimentos a respeito de sua biografia e de suas produções literárias. O projeto Monteiro Lobato é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.

3- OBJETIVOS:

3.1 Objetivo geral

Oportunizar o contato com livros de Monteiro Lobato e sua repercussão como destaque na literatura infantil brasileira, objetivando incentivar a leitura de diferentes obras e ampliar conhecimentos a respeito do autor.

3.2 Objetivos específicos

· Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato, reconhecendo a importância deste para a literatura infantil brasileirAlinhar ao centroa;

· Explorar as obras do autor, oportunizando momentos de estímulo à leitura.

· Desenvolver a capacidade criativa dos educandos na produção e na ilustração de personagens e histórias;

· Promover variadas formas de expressão: painéis, teatro,produções e outros, vivenciando situações que despertem o interesse pela leitura.

4- METAS:

· Descrição da biografia de Monteiro Lobato, ressaltando sua importância para a literatura;

· Divulgação e exploração das obras do autor;

· Promoção de apresentações, como filmes, teatros, conhecimento e descrição dos personagens, associados às idéias do autor;

· Produções de textos a partir do contato e exploração de diferentes fontes de leitura.

5- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

· Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no tempo histórico;

· Apresentação de BANNERS dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo;

· Contação de histórias e filmes relacionadas às obras do autor;

· Leitura de diferentes materiais literários;

· Confecção de marcadores de texto com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

· Teatro : Jeca Tatuzinho

6- AVALIAÇÃO:

A avaliação do trabalho e da efetivação do projeto será feita através da observação do interesse dos alunos no envolvimento das atividades propostas e na sua participação ao envolver-se nas histórias, teatro e filmes.

7- BIBIOGRAFIA:

7.1 Livros:

Aventuras de Hans Staden

Caçadas de Pedrinho

Histórias diversas

Minhas Memórias de Lobato

Peter Pan

O Saci

domingo, 11 de abril de 2010

A poesia sai dos livros

PROJETO INTERCÂMBIO DE POESIA


Justificativa:


Certos de que o domínio da leitura e da escrita contribui grandemente para o desenvolvimento integral da criança, e, diante da forte concorrência eletrônica em nossos dias, é que sentimos a necessidade de incentivar nossos alunos a buscarem o conhecimento através da leitura de uma forma prazerosa. Sabe-se que a linguagem poética é fundamental para que a criança viva e transmita seus lindos sonhos, portanto, buscamos trazer para nossas aulas a poesia, tão esquecida no mundo lá fora.


Incentivo:

Ler ou declamar um poema, com fundo musical, ou pedir alguém para fazê-lo. Perguntar aos alunos o que acharam do poeta, se ele se considera poeta... Enfim, ter uma conversa com os alunos, culminando com a apresentação do projeto.


Objetivos:


  • Despertar o interesse da turma pela leitura e escrita;
  • Levar a turma a criar poesia com base em um texto ou em temas livres;
  • Aprofundar os conceitos da linguagem poética;
  • Trabalhar gramática;
  • Ampliar o universo temático da turma;
  • Incentivar a oralidade, a dramatização e a produção de ilustrações;
  • Desenvolver a imaginação;
  • Propiciar momentos lúdicos;
  • Brincar com a sonoridade das palavras;
  • Ampliar o repertório literário;
  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias);
  • Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir;
  • Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade;
  • Aprender a expressar-se num grupo;
  • Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.

Sugestões de atividades


1 – Buscar livros de poesias, na biblioteca, para serem lidos em casa ou sala de aula.

2 _ Explorar esses livros de diferentes formas:

  • Criar músicas com temas de poesias;
  • Fazer propaganda de um livro de poesia ou poema que gostou muito, com o objetivo de atrair leitores;
  • Socialização de poesias com colegas de outras turmas;
  • Varal de poesias;
  • Decalque;
  • Escrita de poesias com tema indicado pelo professor ou tema livre.
  • Pesquisar poesias, formando uma caixa de poesias;
  • Dramatizar;
  • Intercâmbio nas salas, formando grupos de apresentação das poesias;
  • Exposição do material confeccionado.

3 _ Conhecer a estética da poesia (rimas,versos, estrofes, sons, etc).

4 _ Pesquisar sobre temas brasileiros (cada turma receberá o nome de um poeta e deverá explorá-lo).

5 _ Criar poesias coletivamente (poesia infinita).

6 _ Visitar locais que inspirem poesia para vivenciar sensações e despertar sentimentos antes de escrever sobre ele.

7 _ Trabalhar aspectos gramaticais dentro do texto poético.

8 _ Diferenciar texto poético dos demais tipos de texto.

9 _ Leitura livre (roda de poesia).


Culminância


Cada turma apresentará para as demais o conhecimento adquirido ao longo do projeto. Um resumo poderá ser feito e distribuído para todas as turmas participantes. Exposição dos trabalhos realizados.


Avaliação


Avaliar cotidianamente e procurar sentir o desenvolvimento da turma em relação aos objetivos propostos.

Uma pequena avaliação escrita sobre poetas e estruturas trabalhadas.

Avaliar pesquisas, apresentações, produções, enfim, tudo que o aluno apresentar.



A poesia sai dos livros

O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu, em certa ocasião, que “a poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais”. Encontramos poesia em todas as partes, onde houver a linguagem do coração. (Helena Ferreira)


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Inventos










Novamente a turma do 4º ano da professora Eliana Oliveira mostrando que estão conectados com novas experiências. Agora eles apresentam inventos construídos com sucatas. Interessantes objetos!

Parabéns!!

Sucesso para a turma e também à professora Eliana pelo empenho em grandes realizações.


Sala de aula

Destaque para o trabalho da aluna Maria Tereza Lacerda.
Os alunos da Professora Eliana Oliveira realizaram em sala de aula, em Arte, lindos trabalhos. Continuem assim turminha!!

domingo, 28 de março de 2010

Mudanças e Transformações






Estudar "História" é construir conhecimento de diferentes cores, lugares, pessoas e animais do passado e do presente...

É viver em transformação.

Parabéns pelo lindo trabalho aos alunos do 3º ano e professora Fátima Alves.


quinta-feira, 18 de março de 2010







Os alunos do 5º ano da professora Aparecida Santos (Piri) apresentaram um maravilhoso trabalho com maquete e cartazes sobre a história da terra e dos seres vivos. Perceberam que a investigação do nosso passado assemelha-se ao trabalho de um cientista: cada pista ajuda a reconstruir a história a fazer descobertas e formular suposições. Mas a qualquer momento, novas descobertas podem alteram essa história.

A turminha mostrou que aprendeu muito nesse trabalho. Parabéns Piri e seus alunos!!


terça-feira, 16 de março de 2010

Sala de aula




Trabalho dos alunos do 4º ano - Professora Aldemira

Estudando Paisagens de Municípios, percebemos que os municípios brasileiros são geralmente formados por uma área urbana e uma área rural, e cada uma delas possui, como você já sabe, diferentes características. A turma da professora Aldemira foi a campo pesquisar e para fechar os estudos construíram várias maquetes retratando essas características e diferenças.


Parabéns a vocês!!!! Professora e alunos empenhados na construção do conhecimento...

O trabalho foi mesmo enriquecedor e compartilhar com toda escola esses conhecimentos, foi realmente brilhante.