E. E. MAJOR AGENOR LOPES CANÇADO.
Decreto Nº. 2177 de
23/10/1945
Rua Antônio Martins, 455 – centro – (37) 3226-2929
35519.000
– Nova Serrana - MG
PROJETO DE LEITURA E LITERATURA
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA
1.0 –
INTRODUÇÃO
O presente projeto intitulado “O
Mundo Encantado da Leitura”, será oferecido para os alunos do Ensino
Fundamental da E.E. “Major Agenor Lopes Cançado”. E tem como proposta
fundamental incentivar os participantes a valorizar, sistematizar e consolidar
a leitura.
Essa clientela precisa ser
incentivada ao gosto pela leitura e autonomia, assumindo sua condição de
sujeitos da aprendizagem e participantes da sociedade. Eles são o foco
principal dessa educação de qualidade.
Políticas públicas sociais e
educacionais estão sendo elaboradas de modo a oferecer uma educação de
qualidade para todos, porque a Educação é um direito de todos. Assim, segundo
essa visão, a educação se deve realizar como um instrumento do
desenvolvimento. E este se concretiza e materializa, no dia-a-dia das nossas
crianças. Pensando nisso é que este projeto, como projeto pedagógico,
destina-se a atender aos alunos e a incentivar os participantes a superarem as
dificuldades na leitura e na produção de texto.
Ler é uma das competências mais
importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes
pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante
brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido,
compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
"(...) a
leitura compreendida em seu sentido lato, e sobretudo em seu caráter plural e
dialógico, constitui-se em poderoso instrumento no processo de produção do
conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de
vivenciar e compreender o mundo. A formação de leitores emerge como prioridade
e como um grande desafio da Educação."
A prática da leitura se faz
presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo
à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das
coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de
relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro,
enfim, em todos os casos estamos, de certa forma, lendo – embora, muitas vezes,
não nos demos conta.
Há, entretanto, uma condição
para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A
leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em
obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e
garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o
que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não
ler. Respeitados estes direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e
valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura
passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor na qual
ele, por sua vez, não deseja desprender-se. Acredita-se também que o hábito da
leitura é fundamental para a prática de produção de texto, pois o fracasso na
produção de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura. Sendo assim,
o propósito deste trabalho é acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a
escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se
desenvolvam de modo eficiente e produtivo. A partir desta proposta elaborou-se
este projeto com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e
seu único mérito é o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a
produção de texto tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.
2.0 - JUSTIFICATIVA
Pensando nos direitos dos alunos,
foi elaborado esse projeto como uma forma de constituir o prazer de ler, reler
e escrever/contar o que leu. É papel das Escolas fazer a diferença, ter
ligação com o meio, ter compromisso, influenciar e deixar ser influenciada
pela realidade onde está inserida e da qual faz parte. Para prepararmos os
nossos educando para esse mundo moderno e contemporâneo, percebe-se a
necessidade de prepará-los para enfrentar essas mutações. Portanto, uma sociedade
letrada, precisa saber ler, escrever e principalmente se comunicar/falar.
Hoje, busca-se dedicar o mesmo
tempo de aprendizagem tanto para a expressão oral quanto para a escrita, como
meio de inserção do jovem na sociedade. Para revigorar a língua escrita, é
preciso inserir- lhe elementos vivos da língua falada, através da prática de
leituras constantes.
Desta forma, para as nossas
crianças, que vem em processo de formação constante, é papel primordial do
educador e também dos responsáveis, criar interesses, orientar esforços e
apontar caminhos em relação à prática de leitura, construindo-o como pessoa e
cidadão esclarecido, crítico e exigente em relação à sociedade em que quer
viver.
Como diz Paulo Freire (p. 15,
1996):
“Homens e mulheres são éticos,
capazes de intervir no mundo, de comparar, de ajuizar, de decidir, de romper,
de escolher, capaz de grandes ações...”.
Resolve-se pensando nisso montar
um projeto onde se possa vir auxiliar possibilidades de melhoria na
leitura e na escrita como um todo. Despertando assim no aluno o gosto de
desenvolver a leitura e a escrita como fonte de prazer e sabedoria.
O Projeto “O Mundo
Encantado da Leitura” está lançado. E ele chega para levar as crianças
a uma viagem por um mundo de descobertas. Essa viagem irá promover o
desenvolvimento dos nossos pequenos leitores, despertando o gosto pela leitura.
Para nós, a formação do leitor é
um processo contínuo, em que as pessoas amadurecem suas capacidades ao
interagir com diversos tipos de texto. Para que essa interação se torne cada
vez mais intensa e produtiva, é preciso oferecer ao leitor textos de
complexidade crescente, que apresentem desafios graduais.
Para tanto, buscamos bons textos
para as diferentes etapas da formação do leitor, valorizando os aspectos
literários como a força imaginativa, a criação verbal e a inovação.
Procuramos oferecer às crianças
um cardápio bastante variado de leitura - coleções de livros de imagens, narrativas
e poesia - a fim de proporcionar um desempenho leitor mais abrangente, o
desenvolvimento da competência leitora e, sobretudo, uma rica e diversa
experiência com a literatura.
Com este projeto, esperamos
contribuir significativamente com a sua missão de formar leitores competentes e
de levar às crianças o prazer da leitura.
3.0 - OBJETIVO GERAL
·
Estimular nos alunos um processo de leitura
permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e
perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando - os a se tornarem sujeitos
leitores e escritores.
3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Entender que a leitura e a escrita desafiam
nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
·
Utilizar diferentes linguagens como meio para
produzir, expressar e comunicar suas ideias;
·
Permitir a construção de pontos de vista de uma
visão de mundo, e atribuição de sentido;
·
Favorecer o desenvolvimento de um pensamento
abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem
oral;
·
Propiciar uma relação criativa crítica e
libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de
democratização e mudança social coletiva.
·
Incentivar a formação de leitores;
·
Despertar o gosto pela leitura, formando
estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·
Ampliar o vocabulário, as experiências de
leitura com o grupo e individualmente;
·
Incentivar o estudante a compreender e utilizar
melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·
Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras
obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos
e suas capacidades criativas.
4.0 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Partindo da compreensão de
Educação como “processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na
convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações
culturais” e do entendimento que “a educação básica tem por finalidade
desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores” (Art. 22, LDBEN 9.3494/96), é que foi feito esse projeto a
fim de proporcionar nossos alunos o livre acesso a toda e qualquer tipo de
leitura. A essa compreensão da Educação, da Educação Básica e do Currículo
soma-se a compreensão de que:
Toda essa perspectiva de
trabalho remete ao sentido e significado do seu fazer: o primeiro é o de
aprender, sendo a aprendizagem sempre intencional, mesmo quando lúdica, em seu
processo há algumas perguntas importantes: - aprender o quê? – aprender como? –
aprender para quê?
Que o processo da aprendizagem
tem como ponto de partida a “leitura de mundo”, complementada e dialeticamente tencionada
pela “leitura da palavra”. A leitura é de fundamental importância na vida das
pessoas, pois através dela é que se adquire novas ideias, e se obtém
informações necessárias. A leitura contribui para o prazer pessoal e amplia os
interesses do indivíduo. Todas essas conquistas podem levar a uma vida bem
sucedida.
A leitura ajuda no
desenvolvimento e na personalidade do indivíduo, e é um dos aspectos mais
importantes para o aluno como ponto de partida para a aquisição de
conhecimentos, meios de comunicação e socialização.
O ensino da leitura deveria
corresponder à percepção que conseguimos da natureza da leitura. Processo
complexo, a leitura compreende várias fases de desenvolvimento. Antes de tudo,
é um processo perceptivo durante o qual se reconhece símbolos. Em seguida,
ocorre a transferência para conceitos intelectuais.
Para abordarmos aspectos
relativos ao ensino da leitura é importante sabermos o significado do ato de
ler. Ler é um processo dinâmico e ativo implicando não só, a apreensão do significado
do texto, mas a incorporação de nossa experiência e visão de mundo como leitor.
A cada leitura essa interação dinâmica leitor/texto favorece a produção e a
escrita de novo conhecimento e a expressão de uma linguagem diferenciada. Ao
conhecer o ato de ler como um processo dinâmico, naturalmente, está priorizando
a formação de um leitor crítico e criativo.
Ler é quase comentar um texto; é
sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É ainda se colocar em
harmonia com os sentimentos que o autor exprime, entregá-los e comunicá-los em torno
de si: um sorriso, uma voz emocionada, olhos em que se pode ver lágrimas
despontando, tudo isso é um comentário que dura longamente.
A leitura é um ato que, também,
depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial
para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião
crítica do indivíduo. Ao propor atividades de leitura aos alunos, devem
levar em conta o gosto que os mesmos possuem pelo ato de ler.
A remoção das barreiras
educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de
educação principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem do
exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da
situação pessoal do individuo.
A produção de texto está
relacionada com a prática de leitura de cada um. Quem lê produz e escreve mais.
5.0 - METODOLOGIA
Para se trabalhar o tema
proposto “leitura e produção de texto” faz-se necessária primeiramente uma
sondagem dos interesses do educando a fim de compreender e identificar o nível
de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual.
Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém deixando
de lado informações inerentes ao crescimento como ser social. A partir dessa
sondagem é que se podem traçar diretrizes norteadoras do trabalho, buscando
sempre corresponder às expectativas do aluno enquanto leitor. A leitura e
discussão base de toda atividade serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso
crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando-se sempre o
educando como sujeito ativo na construção de seu próprio trabalho. Sendo assim,
os alunos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionam a
visão da importância do ato de ler e compreender textos desde os clássicos de
leitura juvenil aos contemporâneos, bem como de produzir textos criativos e
informativos como forma de participar diretamente do mundo em que vive e porque
não influenciá-lo?
"Ler para
compreender os textos, participando criticamente da dinâmica do mundo da
escrita e posicionando-se frente à realidade - esta a finalidade básica que
estabelecemos para as práticas de leitura na escola. Está aí implícita a ideia
de que os professores lançam mão de determinados textos, produzidos por
determinados autores, para instigar e esmerar a compreensão, a crítica e o
posicionamento dos seus alunos."
6.0 - DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
As atividades a serem
trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que se julga necessário para
incentivar a leitura e a produção de texto. Portanto, para que isso se realize,
serão usadas atividades diversas como:
·
Na primeira semana do mês de agosto, faremos uma
exposição, dos livros adquiridos na Bineal do Livro, para a biblioteca de nossa
escola. E essa apresentação será o início do projeto de leitura, em uma festa
onde haverá contação de histórias, peças de teatro feitas pelos professores
para os alunos incentivando a conhecerem o maravilhoso mundo encantado dos
livros;
·
Semanalmente os alunos terão aula de biblioteca,
onde será desenvolvido o projeto pelo professor de biblioteca;
·
Criarão um livro/álbum para fazerem registros
dos livros lidos e em cada aula farão uma página desse álbum;
·
As atividades serão feitas de forma que os
alunos leiam de forma lúdica e possam produzir textos como:
ü Desenhar
a capa do livro (nome do autor e editora);
ü Desenhar
e escrever o nome das personagens principais;
ü Escrever
o nome das personagens que mais gostou e escrever sentenças para elas.
ü Desenhar
e copiar a parte do livro que mais gostou;
ü Copiar
um parágrafo do livro;
ü Desenhe
e escreva o nome das personagens principais;
ü Qual
foi a parte do livro que você achou mais interessante;
ü Qual
a personagem do livro você gostaria de ser? Por quê? (poderá ser ilustrado);
ü Escreva
três palavras do livro e forme sentenças;
ü Escreva
um recadinho para o autor e escreva o que você achou do livro;
ü Escreva
um recadinho para o autor dizendo o que você não gostou e por quê?
ü Escreva
outro final para a história;
ü Escolha
outro título para a história e faça uma ilustração;
ü Descreva
a personagem que você mais gostou;
ü O
livro para mim é...
"Se
o gosto se aprende, pode ser ensinado. A aprendizagem comporta uma face não
espontânea e pressupõe intervenção intencional e construtiva. Assim o professor
tem um importante papel a desempenhar no desenvolvimento de seus
alunos/leitores."
8. 0 - MATERIAIS
·
Livros de literatura: Infanto-juvenil e
infantil. (Adquiridos na Bienal do Livro – Belo Horizonte/2012)
·
Papel cartolina
·
Lápis
·
Borracha
·
Lápis de cor
·
Tinta para impressora
·
Papel A4
·
Grampeador
·
Grampos
·
Xérox
9.0 – PÚBLICO ALVO
·
Os alunos do Ensino Fundamental.
10 – TEMPO DE DURAÇÃO:
·
Meses de agosto, setembro e outubro.
11 – CULMINÂNCIA
Ao final do projeto e após a
realização da leitura de vários livros pelos alunos e a confecção do álbum,
faremos a exposição dos mesmos para as famílias, na escola onde acontecerão:
apresentações literárias em forma de dramatizações, declamações de poesias,
produções de textos e exposição de sugestões de livros em varal em frente à
escola para a comunidade, pelos alunos da escola.
12 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PCN’s
- Língua Portuguesa
Leis de Diretrizes e Bases