quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aula prática




Receita

Turma do 5º ano - Professora Tânia

PALHA ITALIANA

Ingredientes:
01 lata de leite condensado
01 colher de manteiga
03 colheres de achocolatado “Toddy ou Nescau”.
01 pacote de Biscoito “Maizena”

Modo de fazer:
Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e o achocolatado.
Mexa até virar brigadeiro, em fogo brando.
Depois, despejar em uma travessa um pouco de brigadeiro, em seguida as bolachas picadas em pedaços pequenos e por último coloque uma camada de brigadeiro novamente.
Deixe esfriar e sirva em pedaços.
Delicioso!

Projeto de Leitura







Apresentação dos livros adquiridos na Bienal do Livro/2012 e abertura do Projeto de Leitura "O Mundo Encantado da Leitura".

Projeto de Leitura




E. E. MAJOR AGENOR LOPES CANÇADO.
Decreto Nº. 2177 de 23/10/1945
Rua Antônio Martins, 455 – centro – (37) 3226-2929
                                                                 35519.000 – Nova Serrana - MG          
PROJETO DE LEITURA E LITERATURA
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA


1.0  – INTRODUÇÃO
O presente projeto intitulado “O Mundo Encantado da Leitura”, será oferecido para os alunos do Ensino Fundamental da E.E. “Major Agenor Lopes Cançado”. E tem como proposta fundamental incentivar os participantes a valorizar, sistematizar e consolidar a leitura.
Essa clientela precisa ser incentivada ao gosto pela leitura e autonomia, assumindo sua condição de sujeitos da aprendizagem e participantes da sociedade. Eles são o foco principal dessa educação de qualidade.
Políticas públicas sociais e educacionais estão sendo elaboradas de modo a oferecer uma educação de qualidade para todos, porque a Educação é um direito de todos. Assim, segundo essa visão, a educação se deve realizar como um instrumento do desenvolvimento. E este se concretiza e materializa, no dia-a-dia das nossas crianças. Pensando nisso é que este projeto, como projeto pedagógico, destina-se a atender aos alunos e a incentivar os participantes a superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto.
Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
"(...) a leitura compreendida em seu sentido lato, e sobretudo em seu caráter plural e dialógico, constitui-se em poderoso instrumento no processo de produção do conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo. A formação de leitores emerge como prioridade e como um grande desafio da Educação."
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos, de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta.
Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados estes direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor na qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se. Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto, pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura. Sendo assim, o propósito deste trabalho é acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo. A partir desta proposta elaborou-se este projeto com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito é o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de texto tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.
 
2.0 - JUSTIFICATIVA
Pensando nos direitos dos alunos, foi elaborado esse projeto como uma forma de constituir o prazer de ler, reler e escrever/contar o que leu. É papel das Escolas fazer a diferença, ter ligação com o meio, ter compromisso, influenciar e deixar ser influenciada pela realidade onde está inserida e da qual faz parte. Para prepararmos os nossos educando para esse mundo moderno e contemporâneo, percebe-se a necessidade de prepará-los para enfrentar essas mutações. Portanto, uma sociedade letrada, precisa saber ler, escrever e principalmente se comunicar/falar.
Hoje, busca-se dedicar o mesmo tempo de aprendizagem tanto para a expressão oral quanto para a escrita, como meio de inserção do jovem na sociedade. Para revigorar a língua escrita, é preciso inserir- lhe elementos vivos da língua falada, através da prática de leituras constantes.
Desta forma, para as nossas crianças, que vem em processo de formação constante, é papel primordial do educador e também dos responsáveis, criar interesses, orientar esforços e apontar caminhos em relação à prática de leitura, construindo-o como pessoa e cidadão esclarecido, crítico e exigente em relação à sociedade em que quer viver.
Como diz Paulo Freire (p. 15, 1996):
 “Homens e mulheres são éticos, capazes de intervir no mundo, de comparar, de ajuizar, de decidir, de romper, de escolher, capaz de grandes ações...”.  
Resolve-se pensando nisso montar um projeto onde se possa vir auxiliar possibilidades de melhoria na leitura e na escrita como um todo. Despertando assim no aluno o gosto de desenvolver a leitura e a escrita como fonte de prazer e sabedoria.
O Projeto “O Mundo Encantado da Leitura” está lançado. E ele chega para levar as crianças a uma viagem por um mundo de descobertas. Essa viagem irá promover o desenvolvimento dos nossos pequenos leitores, despertando o gosto pela leitura.
Para nós, a formação do leitor é um processo contínuo, em que as pessoas amadurecem suas capacidades ao interagir com diversos tipos de texto. Para que essa interação se torne cada vez mais intensa e produtiva, é preciso oferecer ao leitor textos de complexidade crescente, que apresentem desafios graduais.
Para tanto, buscamos bons textos para as diferentes etapas da formação do leitor, valorizando os aspectos literários como a força imaginativa, a criação verbal e a inovação.
Procuramos oferecer às crianças um cardápio bastante variado de leitura - coleções de livros de imagens, narrativas e poesia - a fim de proporcionar um desempenho leitor mais abrangente, o desenvolvimento da competência leitora e, sobretudo, uma rica e diversa experiência com a literatura.
Com este projeto, esperamos contribuir significativamente com a sua missão de formar leitores competentes e de levar às crianças o prazer da leitura.

3.0 - OBJETIVO GERAL
·         Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando - os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.

3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
·         Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;
·         Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
·         Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
·         Propiciar uma relação criativa crítica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva.
·         Incentivar a formação de leitores;
·         Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·         Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
·         Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·         Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.
 
4.0 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Partindo da compreensão de Educação como “processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” e do entendimento que “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (Art. 22, LDBEN 9.3494/96), é que foi feito esse projeto a fim de proporcionar nossos alunos o livre acesso a toda e qualquer tipo de leitura. A essa compreensão da Educação, da Educação Básica e do Currículo soma-se a compreensão de que:
Toda essa perspectiva de trabalho remete ao sentido e significado do seu fazer: o primeiro é o de aprender, sendo a aprendizagem sempre intencional, mesmo quando lúdica, em seu processo há algumas perguntas importantes: - aprender o quê? – aprender como? – aprender para quê?
Que o processo da aprendizagem tem como ponto de partida a “leitura de mundo”, complementada e dialeticamente tencionada pela “leitura da palavra”. A leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, pois através dela é que se adquire novas ideias, e se obtém informações necessárias. A leitura contribui para o prazer pessoal e amplia os interesses do indivíduo. Todas essas conquistas podem levar a uma vida bem sucedida.
A leitura ajuda no desenvolvimento e na personalidade do indivíduo, e é um dos aspectos mais importantes para o aluno como ponto de partida para a aquisição de conhecimentos, meios de comunicação e socialização.
O ensino da leitura deveria corresponder à percepção que conseguimos da natureza da leitura. Processo complexo, a leitura compreende várias fases de desenvolvimento. Antes de tudo, é um processo perceptivo durante o qual se reconhece símbolos. Em seguida, ocorre a transferência para conceitos intelectuais.
Para abordarmos aspectos relativos ao ensino da leitura é importante sabermos o significado do ato de ler. Ler é um processo dinâmico e ativo implicando não só, a apreensão do significado do texto, mas a incorporação de nossa experiência e visão de mundo como leitor. A cada leitura essa interação dinâmica leitor/texto favorece a produção e a escrita de novo conhecimento e a expressão de uma linguagem diferenciada. Ao conhecer o ato de ler como um processo dinâmico, naturalmente, está priorizando a formação de um leitor crítico e criativo.
Ler é quase comentar um texto; é sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É ainda se colocar em harmonia com os sentimentos que o autor exprime, entregá-los e comunicá-los em torno de si: um sorriso, uma voz emocionada, olhos em que se pode ver lágrimas despontando, tudo isso é um comentário que dura longamente.  
A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo. Ao propor atividades de leitura aos alunos, devem levar em conta o gosto que os mesmos possuem pelo ato de ler.
A remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem do exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal do individuo.
A produção de texto está relacionada com a prática de leitura de cada um. Quem lê produz e escreve mais.

5.0 - METODOLOGIA
Para se trabalhar o tema proposto “leitura e produção de texto” faz-se necessária primeiramente uma sondagem dos interesses do educando a fim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho intelectual. Partir-se-á então daquilo que é próprio de seu cotidiano, não, porém deixando de lado informações inerentes ao crescimento como ser social. A partir dessa sondagem é que se podem traçar diretrizes norteadoras do trabalho, buscando sempre corresponder às expectativas do aluno enquanto leitor. A leitura e discussão base de toda atividade serão trabalhadas de forma a desenvolver o senso crítico e habilidade de construção do texto escrito, considerando-se sempre o educando como sujeito ativo na construção de seu próprio trabalho. Sendo assim, os alunos terão em mãos textos e atividades variadas que lhes proporcionam a visão da importância do ato de ler e compreender textos desde os clássicos de leitura juvenil aos contemporâneos, bem como de produzir textos criativos e informativos como forma de participar diretamente do mundo em que vive e porque não influenciá-lo?
"Ler para compreender os textos, participando criticamente da dinâmica do mundo da escrita e posicionando-se frente à realidade - esta a finalidade básica que estabelecemos para as práticas de leitura na escola. Está aí implícita a ideia de que os professores lançam mão de determinados textos, produzidos por determinados autores, para instigar e esmerar a compreensão, a crítica e o posicionamento dos seus alunos."

6.0  - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades a serem trabalhadas serão escolhidas de acordo com o que se julga necessário para incentivar a leitura e a produção de texto. Portanto, para que isso se realize, serão usadas atividades diversas como:
·         Na primeira semana do mês de agosto, faremos uma exposição, dos livros adquiridos na Bineal do Livro, para a biblioteca de nossa escola. E essa apresentação será o início do projeto de leitura, em uma festa onde haverá contação de histórias, peças de teatro feitas pelos professores para os alunos incentivando a conhecerem o maravilhoso mundo encantado dos livros;
·         Semanalmente os alunos terão aula de biblioteca, onde será desenvolvido o projeto pelo professor de biblioteca;
·         Criarão um livro/álbum para fazerem registros dos livros lidos e em cada aula farão uma página desse álbum;
·         As atividades serão feitas de forma que os alunos leiam de forma lúdica e possam produzir textos como:
ü  Desenhar a capa do livro (nome do autor e editora);
ü  Desenhar e escrever o nome das personagens principais;
ü  Escrever o nome das personagens que mais gostou e escrever sentenças para elas.
ü  Desenhar e copiar a parte do livro que mais gostou;
ü  Copiar um parágrafo do livro;
ü  Desenhe e escreva o nome das personagens principais;
ü  Qual foi a parte do livro que você achou mais interessante;
ü  Qual a personagem do livro você gostaria de ser? Por quê? (poderá ser ilustrado);
ü  Escreva três palavras do livro e forme sentenças;
ü  Escreva um recadinho para o autor e escreva o que você achou do livro;
ü  Escreva um recadinho para o autor dizendo o que você não gostou e por quê?
ü  Escreva outro final para a história;
ü  Escolha outro título para a história e faça uma ilustração;
ü  Descreva a personagem que você mais gostou;
ü  O livro para mim é...
"Se o gosto se aprende, pode ser ensinado. A aprendizagem comporta uma face não espontânea e pressupõe intervenção intencional e construtiva. Assim o professor tem um importante papel a desempenhar no desenvolvimento de seus alunos/leitores."
 
8. 0 - MATERIAIS
·         Livros de literatura: Infanto-juvenil e infantil. (Adquiridos na Bienal do Livro – Belo Horizonte/2012)
·         Papel cartolina
·         Lápis
·         Borracha
·         Lápis de cor
·         Tinta para impressora
·         Papel A4
·         Grampeador 
·         Grampos
·         Xérox

9.0 – PÚBLICO ALVO
·         Os alunos do Ensino Fundamental.

10 – TEMPO DE DURAÇÃO:

·         Meses de agosto, setembro e outubro.

11 – CULMINÂNCIA

Ao final do projeto e após a realização da leitura de vários livros pelos alunos e a confecção do álbum, faremos a exposição dos mesmos para as famílias, na escola onde acontecerão: apresentações literárias em forma de dramatizações, declamações de poesias, produções de textos e exposição de sugestões de livros em varal em frente à escola para a comunidade, pelos alunos da escola.

12 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PCN’s  - Língua Portuguesa
Leis de Diretrizes e Bases

Volta às aulas


Que bom que vocês voltaram!

Muitas novidades aguardam esse segundo semestre de 2012