sábado, 30 de junho de 2012

PRODUÇÃO DE TEXTO


Uma visita especial
Hoje, quando chegamos à sala de aula, tivemos uma surpresa. Algo estava bem diferente.
Primeiro, na carteira do Matheus se encontrava uma melequinha. E no teto, pertinho do quadro, com olhinhos pequenos e assustados, respiração ofegante, muito ressabiada, uma rolinha, marronzinha, com manchas pretas, bico afiado. O papo cheio, mostrando que ela tem provado e aprovado o cardápio da escola.
De repente, que susto! Devido à agitação da sala, ela se assustou e voou de um lado para o outro, desnorteada. Até que parou na janela, onde surpreendeu a Tayná com uma meleca bem no rosto. Voou novamente, deu uma volta na sala e voltou para o mesmo lugar.
Gostamos muito as sua visita, mas esperamos que ela volte para o seu habitat natural e que o ser humano tenha mais amor e respeito com os animais. Enquanto isso não acontece, aproveitamos a sua presença e um dia diferente na escola.
Nossa inesquecível Lili, nome que a turma escolheu através de votação.
Volte sempre Lili!
Texto da turma do 5º ano da professora Raquel.

terça-feira, 5 de junho de 2012

FESTA JUNINA 2012


Escola Estadual “Major Agenor Lopes Cançado”
Decreto Nº. 2173 de 23/10/1945
Rua Antônio Martins, 455 – centro – (37) 3226-2929
35519.000 – Nova Serrana - MG

PROJETO FESTAS JUNINAS

É papel da escola, inserir no âmbito escolar, além dos conhecimentos cognitivos, os valores culturais de nossa região, para que a memória cultural popular não seja esquecida. Então, é importante que aconteça a Festa Junina na escola.
Além de conhecimento cultural, a Festa Junina promove um momento de encontro de lazer e confraternização entre as esferas comunidade, escola e família.

Enfim começamos os preparativos para a nossa famosa e esperada Festa Junina.
A escola se transforma, os professores escolhem as músicas para as danças, os ensaios no pátio da escola com a colaboração de todos.
Todos os funcionários se envolvem, querem que os alunos brilhem, pois a festa é tradicional em nossa escola.
            O dia se aproxima, acontece a escolha dos trajes para as danças e apresentações.
Nas salas de aula, todos trabalham para confeccionar os enfeites, convites, bandeirinhas, correntes, balões.
No dia da festa é aquele corre-corre, pois precisamos ornamentar o pátio. Mais uma vez o trabalho em equipe faz a diferença, o pátio fica uma beleza.
Chegou a hora! O pátio lotado. Durante a festa há animação com músicas, leilões, barraquinhas, fogueira, comidas típicas e danças.
Todos trabalham e se divertem, conhecendo melhor as famílias de todos os alunos em um ambiente de confraternização de toda a comunidade.


2- “Depois do Carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas, que animam todo o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.“
“Naturalmente as festas juninas fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil”.

Como é do conhecimento geral, fomos descobertos pelos portugueses, povo de crença reconhecidamente católica. Suas tradições religiosas foram por nós herdadas e facilmente se incorporaram em nossas terras, conservando seu aspecto folclórico. Sob essa base é que instituições educacionais promovem, em nome do ensino, as festividades juninas, expressão que carrega consigo, muito mais do que uma simples relação entre a festa e o mês de sua realização”.

            Entretanto, convém salientar a coerente distância existente as finalidades educacionais e as religiosas”.

            Sendo a Festa Junina uma tradição cultural de nossa cidade, faz-se necessário que a escola também nesse momento histórico mantenha essa tradição.
            Como em Nova Serrana existem muitas escolas municipais e estaduais, a Secretaria de Educação e Cultura, convoca os diretores das escolas para uma reunião. Nessa reunião é determinada a data da festa de cada escola. O diretor retorna à escola, convoca uma reunião com os funcionários e o colegiado da escola e informa a data prevista para que aconteça a festa. Nesse momento todos manifestam suas sugestões para a organização da festa. É hora de comunicar ao aluno e mandar um bilhete pedindo a autorização dos pais para a participação dos filhos, respeitando assim todas as crenças religiosas. Depois da autorização, começam os ensaios.
Observamos que a cada momento há uma nova conexão, a nossa rede vai se tornando mais complexa.

           
3 - Todo trabalho deve ser autônomo, onde a democracia deve ser uma regra, ouvindo todas as partes, chegando a um objetivo comum.
Nesse trabalho em rede, os objetivos devem ser alcançados de forma horizontal, onde todos se manifestam e têm suas ideias acatadas pelo grupo.
Cooperação entre a rede, uns ajudando os outros porque cada membro da equipe tem seu valor. O grupo é formado por diferentes pessoas, com diferentes potencialidades e habilidades para alcançarem os mesmos objetivos propostos para alcançarem o objetivo final da rede.

O nosso grupo de trabalho é autônomo, trabalha em cooperação, em prol do mesmo objetivo, onde há respeito pelo trabalho do outro e integração da comunidade escolar.
Quando começamos o trabalho da festa todos participaram dando suas opiniões, tudo foi discutido e chegamos a uma conclusão, pois todo membro da equipe tem direito de votar nas propostas de trabalho.
A escola trabalha em equipe para que a festa seja um sucesso, um momento de confraternização, onde todos os nódulos serão inseridos na rede... a nossa rede não pára, ela cresce a todos os instantes, muito além do que podemos imaginar.

4 – O trabalho em rede é sempre gratificante quando os objetivos foram alcançados com sucesso e nossa festa sempre é um sucesso porque, podemos destacar alguns itens que se tornaram os principais motivos de nosso trabalho em rede.
Eles são essenciais em nossa rede por passar por nossa cultura e registrar nossa história, motivados pelas ideias de colaboração, união, solidariedade, socialização, entusiasmo, criatividade, respeito e integração da sociedade num todo.  

 Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para o sucesso de nossa FESTA JUNINA -2012.