sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SARAU DE POESIAS - 2012









O público se acomoda para assistir ao Sarau.



Mestre de cerimônia: Cumprimentos

Agradecemos ao Presidente do SINDINOVA, o Sr. Ramon Amaral por nos ceder o “ESPAÇO SINDINOVA” para esse evento cultural. Queremos dizer que é fundamental esse comprometimento com a cultura de nossa cidade.

Abertura:
(Agora ficaremos de pé, para a execução do Hino Nacional).
·       HINO NACIONAL

·       Fala da Diretora: Helena





A aluna Karolayne inicia o Sarau de Poesias com uma breve introdução.


1-      BALÉ CLÁSSICO – O PASSÁRO AZUL

A aluna INGRID, do 5º ano da Professora Raquel é uma talentosa de nossa escola e irá abrilhantar o nosso “Sarau de Poesias” com essa linda apresentação de dança.



2-      AQUARELA –TOQUINHO - GRUPO DE ALUNAS  (CANTADA)

A poesia é a mais bela composição de sentimentos, declamada ou com melodia em rimas e versos. E com a alma em poesia um grupo de alunas de nossa escola irá agora apresentar uma linda composição de Vinícius de Moraes e Toquinho, que fala do colorido da vida nos mais diversos momentos: ”AQUARELA”.



3-       O MENINO POETA - HERIQUETA LISBOA   ( 5º ANO - PROFESSORA SIRLAINE)

Henriqueta Lisboa, poeta mineira considerada pela crítica um dos grandes nomes         da lírica modernista, dedicou-se à poesia, ensaios e traduções.
O “Menino Poeta” traz poemas para crianças cantados e declamados de grandes poetas como: Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Manuel Bandeira, entre outros.
Que melhor maneira de iniciar nossas crianças na poesia, na literatura, do que apresenta-las à obra de grandes mestres na mais tenra idade.
A criança que gosta de ler e que sabe o que escolher nos momentos de leitura é aquela que conviveu com livros e com literatura desde muito pequena, em casa, com a família...

A turma do 5º ano da Professora Sirlaine irá apresentar a poesia em forma de teatro. “MENINO POETA”.















4-      POESIAS: TEMPESTADE  E BORBOLETAS   DE HENRIQUETA LISBOA     
MÚSICA: BORBOLETAS ( LUCIANA MELO )
   (4º ANO - PROFESSORA MÉRCIA)    

A turma do 4º ano da Professora Mércia irá apresentar as poesias    “TEMPESTADE”  e “BORBOLETAS” também da nossa querida e inesquecível Henriqueta Lisboa e a coreografia da música “BORBOLETAS”, enriquecendo ainda mais o nosso “SARAU DE POESIAS”.



E CONTINUANDO AS APRESENTAÇÕES, VAMOS CHAMAR AGORA OS PEQUENOS GRANDES ARTISTAS DE NOSSA ESCOLA PARA LINDAS APRESENTAÇÕES.
VÊM AÍ OS ALUNOS DO 1º ANO.
              

5   - A BONEQUINHA - (XUXA)     (TURMA DO 1° ANO DAS PROFESSORAS NAIARA)

As meninas das professoras Flávia e Naiara se transforam em bonequinhas, e elas estão aqui, para mostrar a importância do brincar de faz de conta na infância e fazer da brincadeira uma eterna poesia que ficará na memória para a vida inteira.

 

6 - O PATO - VINICÍUS DE MORAES  E  TOQUINHO -  ( TURMA DO 1º   ANO DA PROFESSORA MAÍSA)

A turminha da professora Maísa irá apresentar a música “O PATO”, dos poetas Vinícius de Morais e Toquinho, mostrando como é lindo ser criança. Os patinhos vêm aí para nos encantar...


                                                                                                                
            7  -  ARCO-IRÍS   ( XUXA)   ( TURMAS DAS PROFESSORAS FLÁVIA E
             NAIARA)
           
            As turminhas das professoras Flávia e Naiara estão chegando de novo para colorir nosso palco e mostrar que uma vida bonita é uma vida cheia de cores.

           
                      
8- AS BORBOLETAS- VINICÍUS DE MORAES ( TURMA DO 1º ANO DA PROFESSORA ALINE )

Mais uma apresentação para a nossa noite de “SARAU”. É a turminha do 1º ano da Professora Aline com mais uma poesia de Vinícius de Moraes – AS BORBOLETAS.  Eles mostrarão como são talentosos e como temos várias formas em apresentar a poesia.



9- O CADERNO – VINICÍUS DE MORAES  E TOQUINHO (TURMA DO 1º ANO DA PROFESSORA ANDECLÉIA)

Você tem errado muito?
Recorde-se das lições de seu primeiro caderno.
Quando os erros são demais, vire a página!
Assim nos fala o músico Toquinho com a música “O CADERNO”, cantada pelos alunos do 1º ano da Professora Andecléia Mendes.
                 
                 
 E OS ALUNOS DO 2º ANO DA ESCOLA MAJOR AGENOR TAMBÉM TRAZEM SURPRESAS PARA ESTE SARAU.
                      

10– A CASA TORTA - MARIA MAZZETTI - ( TURMAS DO 2º ANO DAS PROFESSORAS VÂNIA/FATIMA )

Os alunos do 2º ano das professoras Fátima e Vânia irão fazer uma viagem pelo mundo encantado, e para você embarcar é preciso inventar um morador para “A CASA TORTA”. Vamos, depressa... depressa... invente alguém...


11-AS BAILARINA - CECÍLIA MEIRELES -  ( TURMA DO 2º ANO DA PROFESSORA LURDINHA)

A poesia ensina, encanta... Esta menina tão pequenina quer ser bailarina – de Cecília Meireles com a turminha da Professora Lurdinha.



12- POEMA: GIRASSOL – ÚRSULA AVINER - MÚSICA: GIRASSOL -CIDADE NEGRA – (TURMAS DO 2º ANO DAS PROFESSORAS: DIVA E ISABEL).

Os alunos do 2º ano, das Professoras Diva e Izabel vêm chegando e tirando a solidão, fazendo uma revolução, girando o mundo como um girassol e desperta nos corações de faz a guerra, uma flor amarela como girassol.


E A FESTA POÉTICA CONTINUA COM OS ALUNOS DO 3º ANO...
                   

13- O MENINO AZUL – CECÍLIA MEIRELES ( TURMA DO 3º ANO  DA PROFESSORA JUSCÉLIA)

A aluna Rayssa vai falar um pouco sobre Cecília Meireles – a grande poeta brasileira e apresentar a turma do 3º ano da Professora Juscélia com a poesia “O MENINO AZUL”.

14- DANÇA, BAILARINA, DANÇA – CARMEN LÚCIA DE SOUSA  E A
MÚSICA DE RICHARD CLAYDERMAN - POUR ELISE - (TURMAS DO 3º ANO DAS PROFESSORAS LEILA E GERLENE).

A dança e a poesia embriagam a todos e faz surgir a doçura guardada pela agitação do dia-a-dia.
Trás consigo a volúpia em cada passo, fazendo-nos sonhar em sermos o que o tempo e as oportunidades não nos permitiram ser.  Dança, bailarina, dança... Com as turmas do 3º ano das professoras Gerlene e Leila.                         
                                   

15- O GIRASSOL - VINICÍUS DE MORAES E TOQUINHO - (TURMA DO 3º ANO DA PROFESSORA EDNA).

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
A flor pode ser considerada a planta-símbolo no novo milênio. É porém, muito rico conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa de sua corola voltada para o sol, do nascente para o poente. A turma do 3º ano da professora Edna pesquisou e se encantou com o girassol e trazem a poesia GIRASSOL de Vinícius de Moraes e Toquinho...


              
16 – POESIA: PASARINHO PASSARINHO (OLIVEIRA MARTINS)  E A MÚSICA: CANTA CORAÇÃO  DE GERALDO AZEVEDO.

E os alunos do 3º ano da Professora Neli adoram poesia e são sempre incentivados a escreverem e recitarem poesias, pela Professora Neli que também ama poesia... E hoje, apresentam a poesia “PASSARINHO, PASSARINHO” e enriquecem ainda mais o nosso “SARAU” com a música “CANTA CORAÇÃO”, finalizando as apresentações do nosso PRIMEIRO MOMENTO DO II SARAU DE POESIAS DA ESCOLA MAJOR AGENOR.



MESTRE DE CERIMÔNIA:


DEPOIS DA APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO – AGRADECER A PRESENÇA E A COLABORAÇÃO DOS PAIS NA REALIZAÇÃO DO II SARAU DE POESIAS/2012.


AGORA DAREMOS ESPAÇO PARA O SEGUNDO MOMENTO DO NOSSO II SARAU DE POESIAS PARA AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO 4º E 5º ANOS QUE COLABORAM COM O NOSSO II SARAU DE POESIAS 2012.
                  


DANDO CONTINUAÇÃO AO II SARAU DE POESIAS/2012, RECEBEREMOS OS ALUNOS DO 4º E 5º ANOS, SEUS PROFESSORES, FAMILIARES E CONVIDADOS ESPECIAIS PARA A CULMINÂNCIA DO PROJETO “SARAU DE POESIAS” DA ESCOLA MAJOR AGENOR.
QUE TODOS SEJAM BEM VINDOS!

E PRIMEIRAMENTE OS ALUNOS DO 4º ANO...

17-CANÇÃO DO EXÍLIO -GONÇALVES DIAS -
  MÚSICA: AQUARELA DO BRASIL
  (TURMA DO 4º ANO DA PROFESSORA EVA)

Uma das mais lindas composições poéticas brasileiras que foi escrita no exílio pelo poeta Gonçalves Dias, que fala das belezas de nossa Pátria e nos faz lembrar que somos brasileiros e nos orgulhamos de assim sermos.
E para completar nossas lembranças, os alunos do 4º ano da Professora Eva, apresentam a poesia: “CANÇÃO DO EXÍLIO” e a Música “AQUARELA DO BRASIL” que também é uma forma de homenagear em versos a nossa querida Pátria: O BRASIL.


18- BOM DIA POESIA DE ELIAS JOSÉ E TOQUE MUSICAL – (TURMA DO 4º ANO DA PROFESSORA CONCEIÇÃO)

... “A minha grande esperança, que um dia cada criança viva também a poesia...” São palavras poéticas, ditas por Elias José. Vamos ouvir na voz do aluno Luís Otávio, sua biografia.
...........................................................................................................................

Agora, com alma de poeta, ouviremos um pequeno recital pelos alunos do 4º ano da Professora Conceição.


19- POESIA: A LAGOA- CARLOS DE ANDRADE
MÚSICA: MINAS DAS VIOLAS – CÉSAR MENOTTI E FABIANO.
 (ALUNOS DO 4º ANO DA PROFESSORA SHEILA)

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, estado que não é banhado pelo mar, mas que possui riquezas mil.
A turma do 4º ano da Professora Sheila, apresentará uma poesia deste mineiro, falando deste tema e uma música de César Menotti e Fabiano, mostrando que não nos faz falta o mar, pois temos, pois temos outras, imensas riquezas.


20- O RÉLOGIO – VINÍCIUS DE MORAES E TOQUINHO- (TURMA DO 4º ANO DA PROFESSORA MILLENE)

O tempo passa e com ele os talentos da Escola Major Agenor Lopes Cançado se revelam pelos alunos do 4º ano da Professora Millene. Apresentando a poesia ‘O TEMPO’.


E AGORA É A VEZ DAS TURMAS DO 5º ANO MOSTRAREM SEUS TALENTOS E MUITA POESIA...
                                      
                            
           21 - POESIA: LEILÃO DE JARDIM - CECÍLIA MEIRELES
(TURMA DO 4º ANO DA PROFESSORA ELIANE)

A primavera chegou, com muitas borboletas de muitas cores que dançam no jardim de muitas flores. Pelos alunos do 4º ano da Professora Eliane. Apresentando a poesia Leilão de Jardim de Cecília Meireles.


22-VAMOS BRINCAR DE POESIA - JOSÉ PAULO PAES                      
              MÚSICA: BRINCAR DE SONHAR- (ERÍCA PONTES).
              (TURMA DO 5º ANO DA PROFESSORA PIRI)
             

Quem é que nunca brincou de bola, papagaio e pião? Só que os brinquedos se gastam, as palavras não... Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam!
O 5º ano da Professora Piri faz um convite a vocês:
- Vamos brincar de poesia?



22- POESIA: INFÂNCIA- ROSEANA MURRAY
            MÚSICA: SONHOS PARA QUEM QUISER – CARROSSEL
            (TURMAS DO 5º ANO DAS PROFESSORAS: ANDRÉIA E LUCIANA)

           
Os alunos do 5º ano das professoras Andréia e Luciana vão nos lembrar de nossa infância com muita alegria, música e poesia...


23- A BONECA-OLAVO BILAC
             MÙSICA: EMÍLIA
            (TURMA DO 5º ANO DA PROFESSORA TÂNIA)
Os alunos do 5º ano da Professora Tânia apresentarão a música Emília e na voz de Otávio e Bianca, a poesia: A BONECA, DE OLAVO BILAC.



24- TEATRO: O RATO                                                                        
MÚSICA – PALAVRA CANTADA
(TURMAS DO 5º ANO DAS PROFESSORAS: MAGNA E RAQUEL)
.
“Os espelhos são usados para ver os rostos.
A arte para ver a alma”. (George Shaw)

O encantamento da poesia (o lúdico), trazendo emoção juntamente com a expressão corporal. Respeitando as diferenças e o respeito.
Apresentando o teatro “O RATO” E “PALAVRA CANTADA”, os alunos do 5º ano das professoras: Magna e Raquel.

MESTRE DE CERIMÔNIA:
E TERMINANDO MAIS UM SARAU DE POESIAS, FAZENDO A CULMINÂNCIA DO PROJETO DE POESIAS, EM UM TRABALHO DE EQUIPE JUNTAMENTE COM AS FAMÍLIAS DA ESCOLA MAJOR AGENOR, MOSTRANDO QUE NOSSOS ALUNOS SÃO CAPAZES, TALENTOSOS E COMPROMETIDOS COM A ARTE, A LEITURA E A ESCRITA, QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DA ESCOLA.

PASSO A PALAVRA À DIRETORA DA ESCOLA QUE É UMA GRANDE AMANTE DA POESIA, INCENTIVADORA DA ARTE E QUE ACREDITA NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO UM CAMINHO PARA O SUCESSO DE NOSSAS CRIANÇAS.




Nova Serrana, 31 de outubro de 2012.

Nenhum comentário: