terça-feira, 29 de março de 2011

Como Nasceu a Alegria - Rubem Alves








Rubem Alves é educador, poeta, escritor, filósofo, psicanalista e cronista do cotidiano.

Ele é um dos mais competentes e sensíveis pensadores do Brasil, é autor de mais de 70 livros, entre livros infantis,tendo como eixo central a educação.Natural de Boa Esperança/MG .

Pensando nisso, a turma do 5º ano da professora Sirlaine escolheu o livro “ Como nasceu a alegria” deste autor encantador! Nela, o autor mostra que da tristeza e do choro pode surgir o riso, e consequentemente a alegria.

Nessa história, uma flor, que é diferente das outras flores por ter uma pétala cortada, vive essa diferença, com muita tristeza, chorando muito. Sua dor comove a terra, a árvore, os pássaros, as nuvens, Deus, o sol e assim por meio das lágrimas de todos eles, surgem rios, mares e peixes. A pequena flor diferente percebe que, apesar de sua diferença, é muito querida por todos e então sorri e do seu sorriso, aparece um perfume que torna todo o mundo alegre, como nunca havia sido, pois as outras flores eram preocupadas demais com sua vaidade e por isso nunca haviam sorrido. Assim nasce a alegria!

Viram, que lindo! Essa turma só tem artistas que enchem de alegria nossa tão querida escola! Apreciem as fotos tiradas no dia 25/02/2011 na apresentação dessa peça teatral no momento cívico.

domingo, 27 de março de 2011

História dos Três Porquinhos

















PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO, baseada no Método Global de Contos, "As Mais belas Histórias" de Lúcia Casassanta.
Adaptação para o Método Analítico. Foi um trabalho da Analista Yolanda Dias (SRE - Divinópolis), revisado pelas colegas Cyntia (Pedagoga) e Luna também Analista. Arte gráfica Professoras Eliana Oliveira e Helena Ferreira.

terça-feira, 22 de março de 2011

PROPOSTAS DE ALFABETIZAÇÃO







As turminhas do 2º ano da E.E. "Major Agenor Lopes Cançado" estão em festa. Inicou-se uma PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO, baseada no Método Global de Contos, "As Mais belas Histórias" de Lúcia Casassanta.

Adaptação para o Método Analítico. Foi um trabalho da Analista Yolanda Dias (SRE - Divinópolis), revisado pelas colegas Cyntia (Pedagoga) e Luna (também Analista).

A escola se envolveu nesse processo, inicialmente realizou-se uma sensibilização, preparando os alunos, pais professores e funcionários.
No dia 22 de março de 2011 às 13:30 horas houve o Teatro:"Os Três Porquinhos" para todos os alunos do 2º turno. O elenco composto por D. Sônia, Leninha, Ângela, Magda, Ana e Maria Luíza brilhou na apresentação.
A presença dos pais enriqueceu a tarde, tornando este momento inesquecível.
Parabéns a todos pelo desempenho!
Nossas crianças merecem!