sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Contar Histórias, Ouvir Histórias e Criar Histórias


As crianças adoram ouvir histórias de encantamento...

Os alunos do 5º ano da Professora Dilma produziram lindos textos a partir da história "Os sete vestidos da Princesa Samires" contada pela vice diretora Leninha em um momento que ela esteve em sala de aula.

Publicamos um desses textos para representar aqui a turma, dentre todos desde que aconteceu o reconto da história.


PRINCESA SAMIRES


Débhora Ferreira Sousa


Era uma vez uma princesa que morava num lindo castelo. Mas lá parecia muito chato porque não tinha amigos. Ela perdeu sua mãe muito cedo. Quando ela completou 18 anos teria de se casar, porém, ela não queria se casar, mas seu pai pensava em seu futuro casamento.

Então, seu pai disse:

- Minha filha, está na hora de você construir uma família, precisamos de um herdeiro. Posso chamar os interessados?

A princesa saiu chorando para o seu quarto e dali não saiu mais. Ela não queria casar porque não queria sair de perto de seu pai e temia que isso fosse acontecer. Ela mandou chamar a costureira para fazer alguns vestidos, pois teria de se apresentar para os pretendentes ao casamento.

A costureira fez um lindo vestido amarelo, mas quando ela experimentou o vestido veio um vento forte e levou o vestido pelos ares e veio um lindo sol naquele lugar e não havia mais noites. E todos ficaram cansados pois ninguém dormia pois só havia dia.

Então, a costureira voltou trazendo outro lindo vestido da cor rosa. Mas, o vento novamente tão forte veio levando o vestido rosa. E, naquele lugar todas as pessoas se tornaram contentes, felizes e sorrindo, mas não trabalhavam só queriam se divertir.

Passados alguns dias a princesa percebeu que teria que trocar seu vestido para as pessoas voltarem ao normal e que havia um encantamento em seus vestidos.

E, novamente a costureira veio com outro vestido, de cor lilás. A princesa fechou todas as janelas e portas para o vento não entrar e vestiu o vestido lilás. Mas, o vento veio na fresta debaixo da porta e levou o vestido lilás da princesa pelos ares. E o povo daquele lugar ficou triste, só havia tristeza por todos os lados, durante todo o tempo.

A princesa pediu outro vestido para a costureira porque ela queria acabar com a tristeza de todos os habitantes dos arredores daquele lugar.

A costureira já cansada, resolveu ir embora e outra costureira veio fazer um novo vestido para a princesa. Ela chegou e perguntou:

- Que cor de vestido você deseja agora?

A princesa respondeu:

- Azul.

E um lindo vestido azul foi feito para a princesa Samires.

Quando a princesa foi vestir o novo vestido fechou todo o quarto, mas, veio novamente uma ventania... Levando o vestido azul para o alto. E todos ficaram sonolentos e só queriam dormir. Dormiram por dias e noites...

A princesa chamou novamente a costureira para fazer outro vestido porque ela queria que todos acordassem.

A costureira veio novamente, agora fazendo um vestido de cor laranja, e o vento veio levando o vestido laranja da princesa.

E a princesa disse:

- Todos só querem festas todo tempo e ninguém mais trabalha! Como irão viver? Isso tem que mudar!

Ela então, chamou novamente a costureira e mandou fazer um vestido agora de cor vermelha. E todas as pessoas se apaixonaram. E só viviam de amor e a princesa ficou preocupada. Mas veio um vento e também levou o vestido vermelho da princesa.

A costureira veio rápido agora fazer um novo vestido para a princesa Samires e fez um vestido verde e foi o mais lindo de todos. E como tantas vezes veio o vento agora mais forte ainda como um furacão e levou o vestido verde da princesa. Mas agora, todos se encheram de esperança! E o progresso e coisas boas vieram para todos daquele lugar.

Dizem que quando chove e depois vem o sol dá para ver os vestidos da princesa lá em cima no céu formando as cores do arco-íris. Dizem também que se atravessarmos debaixo desse arco-íris um tesouro vamos achar.


PROJETO BIBLIOTECA VIVA




Ler no recreio está sendo um sucesso na escola. A professora Rosângela organiza uma biblioteca também no horário do recreio e a criançada procura todos os dias esse cantinho tão aconchegante.

PROJETO BIBLIOTECA VIVA




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROJETO BIBLIOTECA VIVA





Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Major Agenor, após ouvirem a História "Quem Matou Honorato, O Rato?", contada pela professora Rosângela, realizaram atividades diversas. Veja a criatividade da turma de 4º ano da Professora Tânia que criaram uma História em Quadrinhos, a partir do Conto.

PROJETO BIBLIOTECA VIVA




















PASSARINHO SEM COR

Autor desconhecido

Era uma vez, um passarinho branco. Ele não tinha cor, era branco da pontinha da cabeça à pontinha do rabo.

Ele voava, voava no céu azul!

Voava e pousava na relva verdinha! Usava fiozinhos vermelhos, para construir seu ninho e adorava colher flores roxinhas.

Ele gostava de esquentar suas asinhas no sol amarelo.

Todas essas coisas faziam o passarinho ficar triste, porque ele não tinha cor.

Então ele resolveu procurar um mágico: _ “Eu gostaria de ter cor!” _ Disse ele _ “Eu gostaria de ser azul.”

O mágico atendeu o seu pedido, transformando-o num lindo pássaro azul!

Ele se olhou, olhou e não gostou! _ “Esta cor não é para mim!” _ Disse ele. _ “Alem disso, é difícil de se ver um passarinho azul, num céu azul!”

Foi novamente ao mágico e pediu para ser verde.

O mágico o transformou num lindo e charmoso passarinho verde!

Mas, tantas coisas eram verdes também... lagartas, capins, as folhas das árvores, a grama... havia verde demais! Ele queria ter uma cor fora do comum.

Então resolveu: _ “Verde também não é cor para mim.” Voltou ao mágico e pediu: _ “Vamos tentar o vermelho?”

Num instante, o mágico o vestiu de vermelho.

O pássaro gostou de ser vermelho, vermelhinho como as rosas e as joaninhas, mas, não gostou de ser vermelho, quando um gavião começou a atacá-lo, isso porque, de longe, o vermelho podia ser visto facilmente.

_ “Pobre de mim” _ disse ele, que já tinha perdido quatro penas num só ataque!

Quando acalmou-se voltou correndo ao mágico implorando: _ “Ajude-me, por favor, não quero ser vermelho!

_ “Muito bem” _ disse o mágico _ “eu acrescentarei azul ao vermelho.”

E tão logo o mágico pronunciou esses palavras, o passarinho transformou-se em um roxo profundo.

O único problema é que o passarinho não podia voar, o roxo tinha um ar tão solene e sério que passava como um manto real.

Muito triste, ele disse ao mágico: _ “Eu vejo que roxo também não é cor para mim!”

O mágico já estava cansado, e zangado, imediatamente fez o passarinho ficar todo listrado.

E então rapidamente, o vestiu de bolinhas e mais bolinhas!

E ainda mais zangado fez ele ficar quadriculado.

Pobre pássaro insatisfeito e infeliz, nada o agradava.

O mágico teve pena e disse: _ “ Você tem mais uma oportunidade, afinal de que cor você quer ser?”

_ “ Amarelo”, disse o pássaro, alegremente.

_ “ Rápido, amarelo!” E imediatamente transformou-o num lindo canário amarelo. E assim ficou até hoje.

PROJETO BIBLIOTECA VIVA