PROJETO INTERCÂMBIO DE POESIA
Justificativa:
Certos de que o domínio da leitura e da escrita contribui grandemente para o desenvolvimento integral da criança, e, diante da forte concorrência eletrônica em nossos dias, é que sentimos a necessidade de incentivar nossos alunos a buscarem o conhecimento através da leitura de uma forma prazerosa. Sabe-se que a linguagem poética é fundamental para que a criança viva e transmita seus lindos sonhos, portanto, buscamos trazer para nossas aulas a poesia, tão esquecida no mundo lá fora.
Incentivo:
Ler ou declamar um poema, com fundo musical, ou pedir alguém para fazê-lo. Perguntar aos alunos o que acharam do poeta, se ele se considera poeta... Enfim, ter uma conversa com os alunos, culminando com a apresentação do projeto.
Objetivos:
- Despertar o interesse da turma pela leitura e escrita;
- Levar a turma a criar poesia com base em um texto ou em temas livres;
- Aprofundar os conceitos da linguagem poética;
- Trabalhar gramática;
- Ampliar o universo temático da turma;
- Incentivar a oralidade, a dramatização e a produção de ilustrações;
- Desenvolver a imaginação;
- Propiciar momentos lúdicos;
- Brincar com a sonoridade das palavras;
- Ampliar o repertório literário;
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias);
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir;
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade;
- Aprender a expressar-se num grupo;
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
-
Sugestões de atividades
1 – Buscar livros de poesias, na biblioteca, para serem lidos em casa ou sala de aula.
2 _ Explorar esses livros de diferentes formas:
- Criar músicas com temas de poesias;
- Fazer propaganda de um livro de poesia ou poema que gostou muito, com o objetivo de atrair leitores;
- Socialização de poesias com colegas de outras turmas;
- Varal de poesias;
- Decalque;
- Escrita de poesias com tema indicado pelo professor ou tema livre.
- Pesquisar poesias, formando uma caixa de poesias;
- Dramatizar;
- Intercâmbio nas salas, formando grupos de apresentação das poesias;
- Exposição do material confeccionado.
3 _ Conhecer a estética da poesia (rimas,versos, estrofes, sons, etc).
4 _ Pesquisar sobre temas brasileiros (cada turma receberá o nome de um poeta e deverá explorá-lo).
5 _ Criar poesias coletivamente (poesia infinita).
6 _ Visitar locais que inspirem poesia para vivenciar sensações e despertar sentimentos antes de escrever sobre ele.
7 _ Trabalhar aspectos gramaticais dentro do texto poético.
8 _ Diferenciar texto poético dos demais tipos de texto.
9 _ Leitura livre (roda de poesia).
Culminância
Cada turma apresentará para as demais o conhecimento adquirido ao longo do projeto. Um resumo poderá ser feito e distribuído para todas as turmas participantes. Exposição dos trabalhos realizados.
Avaliação
Avaliar cotidianamente e procurar sentir o desenvolvimento da turma em relação aos objetivos propostos.
Uma pequena avaliação escrita sobre poetas e estruturas trabalhadas.
Avaliar pesquisas, apresentações, produções, enfim, tudo que o aluno apresentar.
A poesia sai dos livros
O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu, em certa ocasião, que “a poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais”. Encontramos poesia em todas as partes, onde houver a linguagem do coração. (Helena Ferreira)